O mês de agosto foi muito esperado pelos novos concursados da Prefeitura de Belém. Isso porque este mês eles iniciam suas jornadas de trabalho como integrantes da rede de educação do município. A manhã desta segunda-feira, 10, foi marcada pela abertura do 1º Encontro Formativo para novos professores efetivos da Educação Infantil, Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA) nomeados no decreto N. 82.864/2015-PMB, de 01 de junho de 2015.
O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), reuniu profissionais da Assessoria Jurídica, Departamento de Recursos Humanos e Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast) da Secretaria, que em palestra debateram o tema Orientações Gerais de Organização e Funcionamento da Educação Infantil na RME. O debate foi realizado no auditório do campus I da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
“Este é o momento de se assumir um grande compromisso que é a responsabilidade de conduzir crianças para que se tornem pessoas de bem. Enquanto Prefeitura e Semec, nos sentimos muito felizes e honrados por compartilhar deste momento de realização dos nossos novos contratados, com a confiança de que o avanço da educação só continuará crescendo”, declarou a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame.
O objetivo do encontro é orientar os professores sobre os aspectos legais, administrativos, técnicos e pedagógicos que envolvem o trabalho docente na educação do município nas três vertentes: Infantil, Fundamental e de Jovens e Adultos, além de vivenciar as diferentes linguagens que compõem o currículo com enfoque nas situações de aprendizagem na Educação Infantil.
Para a professora da Unidade de Educação Infantil (UEI) Perpétuo Socorro, Gisele de Moraes , o momento foi proveitoso e satisfatório para interagir com outros profissionais da área, além de aprimorar seus conhecimentos, “Aqui estou recebendo informações e instruções necessárias para poder realizar meu trabalho com excelência, pois acredito que trabalhar com crianças exige conhecimentos não só teóricos, mas práticos também. Vim do município de Paragominas e estou muito feliz por poder contribuir na educação do município de Belém. Tudo por aqui me atraiu, temos boas condições para a realização de bons projetos, as UEIs são bem estruturadas e com merenda escolar de qualidade”, destacou a professora.
Com os olhos atentos, a professora da UEI Wilson Baia, Vanessa Brito , não conseguia esconder a alegria de estar ali e aproveitou o evento para tirar todas as suas dúvidas. “É muito bom poder esclarecer e tomar conhecimento sobre direitos e deveres funcionais, estou muito motivada depois da palestra que assisti. É gratificante saber que nós concursados teremos remuneração a mais do que o piso nacional, dessa forma a prefeitura mostra o real valor do profissional que trabalha com a educação”, ressaltou.
Na ocasião, houve apresentações culturais do grupo Chuva Poética, formado por educadoras que integram a equipe técnica da Educação Infantil da Semec e Grupo Trovadores da Alegria, da Escola Municipal Ernestina Rodrigues.
O evento se estende até o dia 12 de agosto com palestras e espaços de vivências com brincadeiras, interações, teatro, dança, oral e escrita a acontecer no Centro de Formação de Professores.
Texto: Natasha Albarado