Com o tema “Estratégias para o enfrentamento dos impactos na saúde dos trabalhadores da educação em tempos de pandemia”, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) deu início nesta quarta-feira, 5, a VI Semana Interna de Prevenção de Agravos de Trabalho (SIPAT). As ações são coordenadas pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) e seguem até o dia 21 com diversos encontros pela plataforma Google Meet. A iniciativa faz alusão ao Dia do trabalhador, transcorrido no dia 1º.
O coordenador do Nast, Jorge Gama, informou que a criação do Núcleo fundamenta-se no artigo VI da Lei orgânica 8.080/90, que define a Saúde do Trabalho como um conjunto de conhecimentos interdisciplinares, que estabelece compreender as relações entre saúde e trabalho e a interferir nos ambientes laborais para prática de atenção à Saúde. O Nast também tem respaldo no artigo 2º da portaria 1823, de 23 de agosto de 2012 do Ministério da Saúde, a qual estabelece a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, que visa proteção e bem-estar dos trabalhadores.
Estratégia – “O Nast é uma referência no cuidado das pessoas, tanto na Semec quanto nas escolas. E a SIPAT é uma estratégia fundamental para enfrentar os impactos que a pandemia provocou na saúde dos trabalhadores da educação. Porque sabemos que as sequelas do pós covid interferem na saúde do trabalhador. Essas ações do Nast, tanto de formação quanto de prática, são fundamentais para a qualidade de vida dos servidores da Semec”, destaca a secretaria municipal de Educação, Márcia Bittencourt.
Na abertura do evento, os servidores que estavam na escala de trabalho do dia assistiram a um vídeo em que a médico do trabalho, Valnice Lodi, fala sobre o assunto. Em seguida, a professora Érica Ferreira, responsável pela Coordenação de Educação Física (CEF), fez uma rápida demonstração de ginástica laboral.
“Uma equipe de prevenção de acidentes de trabalho é composta por vários profissionais, incluindo o professor de educação física. E a ginástica laboral é uma ginástica do trabalho, que envolve alongamentos, relaxamento, dinâmica de grupos, atividades recreativas, massagem e outras ações, conforme a necessidade dos servidores, como por exemplo, o setor administrativo que fica muito tempo sentado utilizando o computador”, explica a professora Érica Ferreira, que trouxe a ginástica laboral com exercícios de punho, de quadril, para cervical, para a lombar, de respiração. A CEF e o Nast estão dialogando para desenvolver outras atividades.
“Acho uma iniciativa louvável, principalmente neste momento, em que estamos vivendo a pandemia. É uma valorização do servidor e um ensinamento, que a gente tem que aprender a cada dia”, disse a servidora Cristina Farias, do Departamento de Recursos Humanos.
A Semana trará vários eixos temáticos, entre eles, os distúrbios osteomioarticulares; saúde mental; saúde vocal; saúde social; e trabalho. Segue abaixo a programação:
Dia 07/05 – 9h às 10h – Palestra – Novas tendências para os profissionais da educação.
Dia 11/05 – 9h às 10h – Palestra – O papel da fisioterapia no contexto da pandemia.
Dia 12/05 – 9h às 10h – Palestra – Adoecimento emocional em tempos de pandemia.
Dia 13/05 – 15h às 16h – Palestra – Dependência química: Como pedir ajuda?
Dia 14/05 – 15h às 16h – Palestra – Vivenciando o luto na pandemia: Você não esta sozinho.
Dia 18/05 – 15h às 16h – Palestra – Saúde Vocal.
Dia 19/05 – 9h às 10h – Palestra – A importância da humanização das relações de trabalho para a saúde dos servidores e para a construção da Belém alfabetizadora.
Dia 20/05 – 9h às 10h – Palestra – Diagnostico Social em Covid na Secretaria municipal de Educação: Aspectos relevantes para possíveis intervenções .
Dia 21/05 – 9h às 10h – Palestra – Acolhimento em Saúde do trabalhador: escuta qualificada e direcionamentos.
Texto: Tábita Oliveira