Seminário discute meio ambiente e sustentabilidade em Belém

Esta semana ocorre, em Belém, o 4° Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana da Cidade. Na noite desta quinta-feira, 29, o encontro virtual teve como palestrante o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que falou sobre como a gestão vem trabalhando a sustentabilidade na cidade.

"É possível avançarmos na perspectiva dessa cidade sustentável que esse encontro está propondo. O nosso desafio é unir, a partir das necessidades urbanas, da escassez de infraestrutura e serviços, unir a vontade da cidadãos em mudar a situação com o esforço dos que produzem o conhecimento técnico-científico e colocar a inteligência, as técnicas mais avançadas, o saber científico junto com o saber popular para criar uma sinergia na produção desse objetivo em comum", destacou o gestor municipal.

Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade e pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia, ambos vinculados à Universidade Federal do Pará, o encontro virtual falou sobre saneamento, arborização, mobilidade urbana entre outros temas que envolvem meio ambiente e sustentabilidade na região metropolitana de Belém.

"Nós sabemos que a nossa cidade tem muitos problemas, mas o que todos nós queremos é que ela se torne uma cidade muito mais agradável, uma cidade em que a nossa população como um todo tenha a oportunidade de ter um pouco mais de qualidade de vida, que essa população possa ter acesso a todos aqueles elementos básicos que todo o ser humano deveria ter direito, ou seja, saúde, educação, alimentação", afirmou Vanusa Santos, professora de economia e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Durante o encontro, o prefeito de Belém destacou algumas ações que já estão sendo desenvolvidas no município, como as obras do Promaben, que buscam levar saneamento e urbanização à bacia da Estrada Nova, a partir da implantação de vias modernas, com ciclovias e áreas de lazer, e arborização. Além disso, a obra inclui a instalação da maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Amazônia.

O gestor municipal também falou sobre o plano de arborização da cidade, que já começou. Só este mês, a ação resultou no plantio de, pelo menos, 250 mudas nas escolas do município. Uma forma de levar mais verde aos bairros de Belém.

Outro ponto destacado pelo prefeito foi a ampliação da malha cicloviária no município, que recebeu um incremento de 2,7 km de faixas exclusivas para ciclistas. Esforços para tornar Belém uma cidade cada vez mais sustentável, respeitando o meio ambiente.

Texto: Juliana Brito

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar