A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) encerrou nesta quarta-feira, 1º, o “I Curso de Qualificação de Técnicos para Poda e Revitalização de Árvores”. O último dia da programação, realizada na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre acadêmicos e profissionais ligados à área ambiental e de manutenção paisagística.
Para a diretora geral da Semma, Oro Serruya, o evento superou as expectativas do órgão. “Esse é o primeiro curso de qualificação de técnicos para poda e revitalização de árvores voltados a profissionais que não fazem parte do quadro técnico da Semma. Para nossa supresa a procura foi expressiva e os resultados que nós alcançamos com essa iniciativa muito positivos. Durante os três dias deprogramação contamos com a ampla participação das instituições e acadêmicos, que puderam se aprofundar mais na teoria e prática da poda de árvores”, explica.
Durante o evento, os participantes também tomaram conhecimento das Leis previstas no manual de Arborização de Belém (PMAB). “Hoje os participantes aprenderam sobre a NR-35, que fala sobre o escalamento em alturas para a poda de árvores. Durante a palestra, destacamos a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e como devem ser utilizados”, explica Oro Serruya. A palestra desta quarta-feira,01, foi ministrada pelo Capitão Torres, do Corpo de Bombeiros.
A programação fez parte das comemorações pelo Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, e teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos profissionais de atuação tanto na poda quanto na revitalização de árvores de Belém. A qualificação contou com palestras sobre técnicas, noções de paisagismo, novas tecnologias, abordagem jurídica e, ainda, aulas práticas para aplicação do que foi aprendido.
“Eu achei o curso muito bom, pois pude aprender mais sobre a parte técnica da atividade, além de conhecer os equipamentos que são utilizados e as novas tecnologias. Mas o que eu achei mais importante foi poder praticar tudo que aprendemos no curso. Na prática é muito mais fácil guardar as informações”, destacou o aluno de Engenharia Florestal da UFRA, João Medeiros.
A qualificação reuniu órgãos municipais, instituições de ensino superior, forças militares e organismos que atuam com poda e revitalização paisagística como UFRA, Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Aeronáutica, Marinha, Embrapa, Museu Emílio Goeldi e Celpa, entre outros. Técnicos e funcionários da Semma também participaram da programação.
Texto: Ana Paula Azevedo