Semma multa empresa por vazamento de óleo na baía do Guajará

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estiveram nesta quinta-feira, 10, apurando uma denúncia de vazamento de óleo na baía do Guajará, após uma embarcação reboque, da transportadora Transdourada, afundar.

Os técnicos percorreram a orla de Belém, onde foi possível detectar o vazamento nas proximidades do Ver-o-Peso. “Após percorrerem a orla, os fiscais fizeram uma vistoria por água, onde foi detectado o alto nível do vazamento de óleo”, explica o chefe de fiscalização da Semma, Carlos Adriano Bentes. Cerca de 300 litros de óleo que estavam no tanque vazaram na baía do Guajará.

“A primeira medida que a empresa deveria ter tomado, era colocar barreira de contenção para evitar que o óleo se espalhasse e prejudicasse o meio ambiente. Porém essa medida não foi tomada e o óleo se espalhou”, diz o fiscal da Semma.

A transportadora Transdourada, que fica localizada na Rodovia Arthur Bernardes, será multada em R$ 2 milhões, além de ter as atividades parcialmente suspensas. Caso o vazamento continue, será acrescentada uma multa de mil reais por dia, conforme prevê o Decreto Federal 6514/2008. O responsável da empresa tem o prazo de cinco dias para comparecer à Secretaria para prestar esclarecimentos.

A vistoria realizada pela Semma na baía do Guajará teve o apoio do Corpo de Bombeiros Militar.

Fotos: Ascom Semma e Renan Ribeiro

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar