Semma promove I Curso de Qualificação de Técnicos de Poda e Arborização

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove, desta segunda, 29, até a sexta-feira, 3 de outubro, o I Curso de Qualificação de Técnicos para Poda e Revitalização de Árvores na capital. A qualificação acontece no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), localizada na travessa Doutor Moraes com a avenida José Malcher.

O objetivo do curso é disseminar técnicas de poda e revitalização de vegetais entre os profissionais que atuam direta e indiretamente em atividades relacionadas à manutenção de arbóreas e manuntenção paisagística, bem como de acadêmicos e estudantes da área ambiental. O seminário deve reunir 150 participantes ao longo dos três dias de formação.

“O tema por si só já é empolgante e motivador”, explica José Claudio Alves, titular da Semma. “Buscamos constantemente fazer valer o nosso título de Cidade das Mangueiras. É um desafio diário, tendo em vista principalmente que nossos corredores verdes são formados por árvores centenárias, que requerem um cuidado muito especial”, completou.

Para Ivan Aragão, gerente de Meio Ambiente da Celpa, o tema é de interesse geral, já que a arborização é responsabilidade de toda a sociedade. “Belém é uma das poucas capitais do País que tem uma lei que disciplina a arborização, o que nos traz uma responsabilidade ainda maior, por sermos uma capital verde”, ressaltou Ivan.

“Estamos vivendo um momento especial para a cidade, que está prestes a completar o seu quarto século de fundação. Antecipando as comemorações lançamos o projeto ‘Belém mais arborizada, rumo aos 400 anos’, que envolve uma série de ações que tem como objetivo preparar a cidade para essa data. Paralelamente, mantemos o trabalho feito diuturnamente em vários pontos da capital com vistas à manutenção dos espécimes que tornam a paisagem de Belém mais harmoniosa e bela. E para isso contamos com oapoio de órgãos e instuições parceiros, como no caso desta programação”, explicou José Cláudio.

O projeto ‘Belém mais arborizada, rumo aos 400 anos’ surgiu a partir do Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana de Belém, lançado em agosto de 2013, e contemplará a capital paraense com o plantio de quatro mil árvores, até o aniversário de 400 anos da cidade, comemorado em 2016.

A qualificação, que faz parte das comemorações pelo Dia da Árvore (21 de setembro), encerra na próxima quarta-feira, 1°, com treinamento técnico-cientifico de poda de risco e utilização de equipamentos de segurança.

A cerimônia de abertura do curso contou com a participação de representantes de instituições de ensino superior, forças militares, acadêmicos, além de instituições que atuam com poda e revitalização paisagística como UFRA, Unama, Corpo de Bombeiros Militar, Embrapa, Museu Emílio Goeldi e Celpa.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar