Visando tornar mais organizada, segura e confiável a travessia dos pedestres na Avenida Pedro Álvares Cabral, entre Passagem Vila Nova e Avenida Dr. Freitas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) revitalizou a pintura da faixa de pedestres na Passagem Mucajá e desativando a faixa que existia na Passagem Vila Nova, na tarde desta quinta-feira, 29. Além disso, o semáforo do cruzamento da Dr. Freitas com a Pedro Álvares Cabral será transferido para a faixa de pedestres da Passagem Mucajá, para tornar ainda mais segura a travessia no local.
“A intenção é garantir que os pedestres disponham de lugar sinalizado e seguro para a travessia e dar mais fluidez ao trânsito”, explica Aírton Lins, coordenador de projetos e programas de educação no trânsito da SeMOB. Segundo ele, todas as mudanças estão previstas para serem concluídas até o final de semana.
Outras mudanças
Na Travessa Presidente Pernambuco, a SeMOB instalou novo semáforo entre as avenidas Conselheiro Furtado e Gentil Bittencourt. O equipamento trabalha em conjunto com o semáforo para pedestres com botoeira sonora instalada recentemente no local, para alertar quando o sinal está verde para a travessia de pedestres e auxiliar pessoas com deficiência visual, principalmente alunos e professores da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo. Outro semáforo para pedestres com botoeira sonora foi implantado na Avenida Conselheiro Furtado.
Agora, os condutores que seguem pela Conselheiro Furtado e pretendem converter à direita na Presidente Pernambuco vão encontrar, logo após a conversão, um novo sinal que garante a travessia dos pedestres com mais segurança. “É preciso estar atento a este sinal e fazer a conversão com cuidado. Ele tem uma pequena duração e logo já libera novamente o fluxo de carros”, explica Aírton Lins.
Texto: Nathalia Petta