Semob realiza operação Trânsito Seguro em três bairros de Belém

Três bairros da capital – Comércio, Condor e São Brás – receberam nesta quinta-feira, 14, a operação Trânsito Seguro da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), e que teve como saldo o recolhimento de 28 veículos por irregularidades que vão desde licenciamento vencido, motoristas sem habilitação, carros em péssimas condições de trafegabilidade e motos com condutores sem capacete. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Militar para garantir a segurança dos agentes e também para fiscalizações de segurança em carros, motos, vans, micro-ônibus e ônibus.

“Essas áreas recebem esta operação frequentemente e o objetivo é coibir irregularidades. Não estamos focando em nenhum tipo específico de veículo, todos são fiscalizados”, disse o diretor de trânsito da Semob, Murilo Sousa.

O capitão Paulo Martins, da Polícia Militar, acredita que a parceria com a autarquia municipal colabora para que outras vistorias de segurança sejam realizadas. “Fazemos uma barreira volante junto com a Semob para também realizar abordagens em busca de armas de fogo e brancas, pessoas foragidas da Justiça ou qualquer outra ocorrência policial”, informou.

A Guarda Municipal, além de garantir a segurança dos agentes também realiza abordagens preventivas. “Muitas vezes as pessoas resistem às autuações, mesmo sabendo que estão erradas. Estamos aqui para coibir estas atitudes”, disse o sub-comandante da GMB, inspetor J. Carlos.

A operação iniciou no Ver-o-Peso, onde diversos veículos de passeio que estavam estacionados em locais proibidos foram removidos. Áreas que estavam sinalizadas, inclusive de uso exclusivo para embarque e desembarque, estavam ocupadas por carros. No local, duas vans e uma kombi que faziam transporte de passageiros, mas estavam com documentação do carro vencida, também foram recolhidas. A kombi não apresentava as mínimas condições de trafegabilidade, além disso estava com bancos os rasgados e a lataria bem danificada.

Do Ver-o-Peso a operação seguiu para o cruzamento das avenidas Roberto Camelier e Bernado Sayão, no bairro do Condor, onde muitas motos foram apreendidas. A Semob flagrou vários motoristas circulando sem capacete e sem documentação. Em São Brás, na rua Cipriano Santos, mais veículos irregulares foram encontrados. Uma rapaz trafegava em uma moto sem capacete, sem habilitação ou qualquer documentação do veículo e foi levado até a delegacia para averiguações.

Moradores da área elogiaram a fiscalização e dizem que as irregularidades de trânsito no local têm trazido diversos transtornos à população. “Muitas vans clandestinas e sem documentação circulam por aqui atrapalhando o trânsito e colocando em risco quem trafega pela área”, disse o aposentado Vital Macedo.

O mototaxista Fábio Silva foi abordado durante a operação e liberado porque estava com a documentação em dia e utilizando os equipamentos adequados de segurança. “As fiscalizações são importantes para coibir apenas ações ilegais. Quem está com a documentação em dia não tem do que fugir e nem reclamar”, disse o mototaxista.

Todos os veículos apreendidos nas operações foram encaminhados aos pátios de retenção da Semob, localizados na Estrada do Tapanã e na travessa Padre Eutíquio, de onde só poderão ser liberados depois que os proprietários resolverem as irregularidades e efetuarem o pagamento das taxas administrativas, como o serviço de guincho, diárias de pátio, licenciamento atrasado e as taxas referente às infrações de trânsito atrasadas, quando for o caso.

Texto: Nathalia Petta

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar