Reinaugurado recentemente pela Prefeitura de Belém, o Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti passa a oferecer a partir desta sexta-feira, 6, os serviços da equipe “Posso Ajudar?”, um grupo formado por servidores que atuarão como comunicadores e ouvintes que dará conta de mais uma estratégia de humanização no hospital.
O “Posso Ajudar?” é um grupo, inicialmente formado por onze pessoas, que vai recepcionar o usuário de forma acolhedora e humanizada, atuar na prevenção de conflitos, monitorar a espera do usuário, informar sobre a oferta de serviços e horário de funcionamento, sempre considerando as demandas, e executar ações que serão realizadas da porta de entrada aos corredores do hospital.
O paciente ou acompanhante poderá identificar a equipe do “Posso Ajudar?” pelo colete verde que cada um estará usando.
Antes de o serviço ser implantado, a equipe selecionada participou de uma série de capacitações que se encerraram na tarde desta quarta-feira, 4, no próprio hospital da 14 de Março. A equipe foi orientada por psicólogas, terapeutas, assistentes sociais, médicos e profissionais que já têm experiência na área da humanização hospitalar.
De acordo com a coordenadora de Gestão do Trabalho do Mário Pinotti, Maysa Almeida, o serviço fará com que os direitos e deveres dos usuários sejam garantidos e cumpridos. “Esse voluntário do serviço passa a prestar orientações e esclarecimentos aos pacientes e familiares quanto ao funcionamento do PSM, além de humanizar a recepção deste usuário e criar um espaço de interlocução entre demandas administrativas e assistenciais”, destacou a coordenadora.
Segundo o coordenador do Comitê de Humanização do Novo PSM, Raimundo Arias, essa capacitação ocorreu apenas para quem tem o perfil de tratar o usuário. “A nossa preocupação foi essa, de selecionar apenas quem tem o perfil para lidar com o usuário do sistema em um momento que é delicado. Essa equipe teve primeiramente as aulas teóricas, e nesta sexta-feira irá começar a atuar no hospital, mas sob supervisão da equipe do Comitê de Humanização. Só depois de um tempo poderão acolher de forma independente”, destacou o coordenador.
Para o técnico em enfermagem Evandro da Silva, a satisfação não é apenas para a gestão, que vê um projeto sendo colocado em prática, mas também para a equipe que vai fazer da passagem do usuário pelo hospital menos dolorida. “Estamos felizes por conta dessa iniciativa, porque estão chegando mais pessoas para acrescentar nesse trabalho. Nosso projeto se tornará referência e as pessoas vão conhecer e vão sair daqui falando de forma positiva”, disse Evandro.
Com a preocupação voltada para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, ressaltou a importância de capacitar a equipe que vai realizar essa nova missão. “Quando um paciente vem procurar atendimento aqui no PSM ele vem debilitado, precisando ser acolhido da maneira mais humanizada possível, por isso o Comitê de Humanização teve essa iniciativa de capacitar e orientar a nova equipe. Este ‘Posso Ajudar’ vai contribuir para a satisfação dos usuários com os serviços e vai articular as demandas com a ouvidoria que também está sendo implantada no Mário Pinotti”, garantiu.
Texto: Kezia Carvalho