De acordo com a Polícia Militar, a ilha de Mosqueiro deve receber cerca de 400 mil pessoas no feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 26. E para preparar a localidade para o intenso fluxo de pessoas e carros, a Prefeitura de Belém intensificou os trabalhos de limpeza, roçagem e recuperação de vias por toda a ilha.
Para a limpeza e capinação, um reforço de 40 homens, e 15 máquinas roçadeiras, da Secretaria Municipal de Saneamento, já estão trabalhando diariamente em Mosqueiro. "Estamos trabalhando de forma estratégica, com essas equipes atuando primeiro na orla e pontos turísticos, mas toda a ilha será contemplada por esse trabalho", ressaltou o agente distrital de Mosqueiro, Benedito Cavallero, deixando claro que se trata apenas de um reforço em serviços que são realizados permanentemente no local.
Elielcio Carvalho Coelho trabalha com reparo de eletrodomésticos, e da sua loja consegue acompanhar o trabalho que a Prefeitura vem fazendo constantemente na rua. "Eu gosto de ver esse trabalho, deixa a rua mais bonita, limpa, não tenho do que reclamar, até agradeço mesmo, porque eles estão sempre por aqui", conta Elielcio.
Para combater alagamentos, um caminhão hidrojato também está sendo utilizado para a limpeza de valas e bueiros."Mosqueiro estava precisando desse reforço na limpeza. Eu vejo que a coleta de lixo e entulho passa sempre, mas com a capinação feita constantemente fica bem melhor", disse o trabalhador autônomo, Manoel Oliveira, de 62 anos, que já está em Mosqueiro aguardando o restante da família para passar o feriado.
Operação Verão
O trabalho que a Secretaria de Saneamento vem fazendo na ilha, ainda inclui a recuperação asfáltica de diversas vias. Durante esta quarta-feira, 25, três equipes, com um total de 36 homens, atuarão o dia inteiro para recuperar a pavimentação de toda a orla da ilha, além da Rua do D.M.E.R, Estrada Lalô Mota, Estrada do Marahu, do Paraíso e Vila. Aproximadamente 45 kg de massa asfáltica serão utilizados no trabalho.
"Agora em junho entraremos com a Operação Verão na ilha. Essa ação será ainda mais abrangente e deve beneficiar todos os moradores de Mosqueiro", afirma a diretora de obras da Sesan, Renata Barra.
As ações em Mosqueiro vêm sendo realizadas de forma integrada por toda a Prefeitura de Belém. Nesta quarta-feira, 25, o Mercado Municipal de Mosqueiro, localizado na praça principal, também foi alvo de uma operação especial feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para o controle de ervas daninhas.
Durante a operação o mercado passou por uma limpeza para remoção dessa vegetação que é prejudicial ao solo. “É comum percebermos que nos prédios mais antigos, tem um mato lá no alto. Isso é conhecido como apuí, a sua semente é vermelha e doce, atraindo os pássaros, que comem e dispersam a semente através das fezes, se multiplicando”, explica o engenheiro agrônomo Carlos Maneschy, chefe de poda da Semma.
De acordo com a Agência Distrital, Mosqueiro também já começa a se preparar para a maior festa junina da ilha, conhecida como Forró da Ilha. Realizada a partir do dia 1º de junho, na praça Matriz, a festa acontece durante o mês inteiro atraindo uma grande quantidade de turistas.
Texto: Kennya Corrêa