As obras de recuperação de vias do programa Belém Bem Cuidada seguem por toda cidade e esta semana chegaram às ruas do bairro do Umarizal. A avenida Pedro Álvares Cabral e as ruas Almirante Wandenkolk, Domingos Marreiros e Dom Romualdo de Seixas receberam as equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) nesta terça-feira, 15.
O programa Belém Bem Cuidada foi implantado pela Prefeitura de Belém desde janeiro de 2021 com a finalidade de recuperar vias da cidade para dar mais qualidade de vida à população e melhorar o tráfego de veículos e dos pedestres.
“Eu acho essa ação muito positiva para as pessoas que trabalham, que estudam, que moram no bairro. A gente conta com essa melhoria, principalmente nós, pedestres. É muito importante que as ruas sejam reparadas de maneira permanente”, diz a professora Nathália Vale, que trabalha no bairro do Umarizal e costuma transitar pela Domingos Marreiros.
Melhoria
Os trabalhos de recuperação de vias buscam melhorar a trafegabilidade nas ruas da cidade, tanto para condutores como para pedestres, com o nivelamento das faixas asfálticas e recuperação de calçadas.
Outros bairros da cidade estão recebendo ações de recuperação de vias da Prefeitura de Belém, como o Jurunas, Pedreira, Marco, Tapanã, Marambaia e Tenoné, que passam a ter a realidade mudada para melhor, com vias sem buracos e com asfalto de qualidade, evitando possíveis acidentes.
Metas alcançadas 
Somente em 2021, a Prefeitura de Belém executou os serviços de  conservação e manutenção do sistema viário da cidade, com a recuperação asfáltica de 953 vias, contemplando 33 bairros, com um total de 1.445 trechos críticos na periferia, centro da cidade e distritos, pelas ações do programa de saneamento básico Belém Bem Cuidada.
 
Texto: Fabricio Lopes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								