Servidores da Saúde são treinados em atendimento público

A excelência no atendimento ao cidadão usuário das Unidades Municipais de Saúde (UMSs) e Casas Especializadas é o principal objetivo da qualificação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde para melhorar a recepção e encaminhamento à população que busca os serviços da rede de saúde de Belém. O treinamento foi realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro no auditório da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

Ao todo, 50 profissionais foram capacitados para melhor lidarem com o público. São os responsáveis por receber os pacientes e encaminhá-los à escuta qualificada, antes atendimento efetivo de um médico. “A excelência no atendimento é prevista pela política nacional de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes profissionais que estão sendo treinados estão na porta de entrada dos das Unidades e é importante que eles tenham o cuidado, que saibam direcionar o usuário e, consequentemente, isso refletirá na redução do estresse do paciente, na espera pelas consultas e em uma mudança no comportamento dos nossos servidores”, afirma Tiana Melul, coordenadora da referência técnica em Humanização da Sesma.

Célio Cardoso trabalha há 12 anos como técnico de enfermagem no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Mosqueiro e atua na recepção aos pacientes portadores de distúrbios mentais. Para ele, a humanização no tratar com o outro, deve ser exercitada dia a dia. “Acho que a capacidade de escutar e acolher deveria ser uma habilidade que trazemos de berço. Mas, sei que participar de qualificações como esta contribui para que possamos melhorar o atendimento na linha de frente da atenção básica, e sei que, muitas vezes, o que o paciente precisa é só de alguém que possa ouvi-lo e encaminhá-lo corretamente”, pondera.

Texto: Gisele Nogami

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar