Servidores da Segep celebram o Círio de Nazaré com um ato ecumênico

Servidores da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) realizaram na tarde desta sexta-feira, 8, uma celebração religiosa para comemorar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

A cerimônia foi marcada pela emoção, orações e canções entoadas pela Banda da Guarda Municipal de Belém e contou com a diversidade religiosa, com a participação de representantes das matrizes afro-religiosas e da Igreja Anglicana da Amazônia.

Paz, família e diversidade

A Mãe de Santo do Candomblé de Angola Mametu Nangetu, ressaltou que a festa de Nazaré é um momento de paz para o povo paraense. "Círio é um momento de família, paz e diversidade religiosa".

O reverendo Elias Barata, da Igreja Anglicana da Amazônia, também comentou sobre a festa do povo paraense. "Vivemos o caminho da tolerância. O Círio é uma festa de fé e generosidade, por isso muitas igrejas procuram auxiliar os romeiros. É certo que Deus nos ama independente do credo".

Tolerância, justiça e equidade

Durante o ato ecumênico, o secretário de Gestão e Planejamento, Cláudio Puty, fez uma reflexão sobre o que o Círio pode promover. "Neste Círio, que possamos refletir sobre o sentido de viver em comunidade. Promovendo tolerância, justiça e equidade".

A servidora da Segep Paula Bastos, que atua no setor do desenvolvimento municipal , se emocionou e destacou a mensagem do encontro.

"Foi muito gratificante participar dessa cerimônia, principalmente pela integração religiosa que foi proposta. A mensagem que sai daqui é que somos todos irmãos", concluiu.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar