Servidores do HPSM se reúnem em caravana para doação de sangue

Nesta segunda-feira, 14, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, servidores do Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti fizeram uma caravana para o Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), com o objetivo de doar sangue. Ao todo, 16 servidores municipais se cadastraram para serem doadores do hemocentro e 14 já fizeram a doação hoje mesmo.

“Sentimos essa necessidade da falta de sangue no dia a dia, no nosso trabalho com nossos pacientes que precisam de transfusão. O Hemopa sente também e sinaliza que o estoque está baixo e não temos outra alternativa a não ser sermos solidários”, afirma o vice-diretor geral do HPSM da 14 de Março, Átila Pereira.

Ele explica que neste primeiro momento o hospital quer identificar os servidores que já são doadores para depois ampliar este grupo. A ideia é fazer, pelo menos, duas caravanas no ano.

“Eu sempre quis fazer doação de sangue, só que nunca tive incentivo e o hospital vem incentivando com campanhas. Eu trabalhei na emergência e a gente vê o que as pessoas precisam. Muitas pessoas divulgando que precisam de sangue, pois é uma questão de salvar vidas mesmo”, conta Anna Pereira, agente de portaria do hospital, que doou sangue pela primeira vez.

“Sempre tive vontade de doar sangue, mas tinha um certo receio. Hoje estou mais segura para fazer essa doação e sei que a minha ação vai ajudar muitas pessoas que necessitam”, afirma Lorena Torres, assistente administrativo do HPSM da 14 de Março.

De acordo com o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Por isso, o apoio dos servidores do HPSM Mário Pinotti é significativo. “Estas instituições têm exercido um papel muito importante para nós para mantermos a regularidade das doações de sangue e para poder atender todas as demandas. Servidores públicos municipais, estaduais e federais têm sido esses agentes transformadores, multiplicadores da doação de sangue”, agradeceu.

Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e bem alimentado. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal.

Com a vacinação contra a Covid-19 em curso, o Hemopa alerta que quem tomou Coronavac precisa esperar 48h para fazer a doação. Quem foi vacinado com AstraZeneca e Pfizer deve esperar seter dias. Já quem teve Covid-19 só pode doar sangue 30 dias após a cura. Já quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Texto: Juliana Brito

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar