Servidores efetivos da saúde municipal recebem orientações sobre previdência

A sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no bairro de São Brás, foi palco de mais uma edição do Projeto "A Previdência É Nossa" do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB).

A programação reuniu servidores efetivos do órgão municipal para compartilhar informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), nesta sexta-feira, 27. Foi o sexto encontro realizado pelo projeto que começou no mês de maio e que será levado a todas as secretarias, fundações e autarquias de Belém para promover a educação previdenciária.

Após a abertura do evento realizada pela coordenadora de Gestão de Pessoas do IPMB, Lígia Barros, os servidores públicos assistiram às palestras realizadas pela presidente do Instituto, Edna D'Araújo, que apresentou dados das finanças da Previdência Municipal e pelo diretor do Núcleo Setorial de Planejamento (Nusp), Marvyn Valente, que contou um breve histórico da entidade previdenciária.

Foram apresentadas informações, como despesas com folha de pagamento de inativos e pensionistas, arrecadação para pagamento das aposentadorias e pensões, aporte financeiro do ente municipal, quantitativo de segurados, entre outros dados, que ajudaram aos profissionais da Sesma a conhecer mais a respeito do RPPS, sistema de previdência social que assegura benefícios previdenciários de aposentadoria aos servidores titulares de cargo efetivo e de pensão por morte aos seus dependentes.

Informações sobre aposentadoria

Segundo Maria Liduína Soares, diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DGRTS) da Sesma, a secretaria conta com mais de 5 mil servidores efetivos (concursados), dos quais em torno de 30% estão perto de se aposentarem.

Diante disso, as orientações sobre Previdência Social apresentadas pelo projeto são fundamentais. "Quando levamos a informação ao servidor público isso é uma forma de valorização dele", destaca Liduína.

Para a psicóloga Silvia Blanco, servidora efetiva da Sesma, lotada no SAMU 192, a iniciativa de mostrar a previdência municipal ao servidor do município de Belém, de forma clara e didática, é digna de elogios.

"As orientações recebidas no evento irão me ajudar a levar esclarecimentos a colegas de trabalho que já têm tempo de aposentadoria", salienta.

Planejamento estratégico – Ao final das palestras, os servidores receberam formulários para avaliação do projeto. A programação faz parte do planejamento estratégico elaborado no IPMB para realizar ações de educação previdenciária.

As palestras da Previdência É Nossa irão prosseguir no próximo dia 3 de junho com servidores efetivos de mais um órgão da administração pública municipal de Belém.

Texto: Walrimar Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar