Servidores são treinados e qualificados para atuar no novo HPSM

O novo HPSM Mário Pinotti, que será inaugurado em janeiro do próximo ano, terá profissionais qualificados e capacitados. Há dez dias toda a equipe da área de urgência, bem como de outras áreas do hospital estão recebendo capacitações em várias áreas do conhecimento.
Já foram realizados treinamento introdutório ao novo fluxo de atendimento do hospital, acolhimento com classificação de risco e atendimento ao politraumatizado.

Nos próximos dias os enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão realizando os cursos de suporte básico de vida (adulto, infantil e neonatal), rotinas das salas vermelha, amarela, verde e azul, transporte intra-hospitalar, preparo e administração de medicamentos mais utilizados na urgência e emergência, prevenção e tratamento de feridas, sistematização da assistência de enfermagem e segurança do paciente.

Na manhã desta sexta-feira, 23, o coordenador do Samu 192, Guataçara Gabriel, realizou capacitação sobre atendimento ao politraumatizado. “Nós demos mais ênfase em atitudes que não tem em livro e não tem nas escolas. É a humanização do nosso atendimento. Nós precisamos nos envolver mais com o doente, precisamos chorar mais com o doente. Nosso tempo de contato com o paciente na emergência é muito rápido, o que nos impossibilita esse tempo maior com ele sem conseguir humanizar o atendimento, então eu pedi que a gente pudesse fazer essa mudança. A mudança no pronto-socorro não será uma mudança apenas física, e sim de atendimento”, pontuou o médico.

A enfermeira Elizângela Marques, que atua no Mário Pinotti há 18 anos, relata que os cursos de capacitação para enfermeiros e técnicos estimulam cada vez mais o profissional. “Nós queremos aprender cada vez mais. Eu por exemplo, tenho interesse em todos os cursos, até os que não são da clínica que eu trabalho, mas só de ter a oportunidade de aprender e melhorar o atendimento, é estimulante”, garante.

Para o diretor do departamento de Urgência e Emergência, Ivison Carvalho, os cursos têm importância fundamental para esta nova história que o HPSM Mário Pinotti vai vivenciar. “Os servidores serão apresentados para um novo HPSM, serão novos fluxos de trabalho, novas instalações, nova lógica de atendimento e mesmo de princípios que norteiam a assistência, o que a velha ambiência não favorecia”, explica.

Para o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, os conteúdos abordados em sala de aula vão proporcionar aos servidores se ambientar com esta nova realidade, onde o atendimento será prestado tendo como prioridade o nível de gravidade de cada indivíduo. “A lógica do acolhimento com classificação de risco, que outrora fora introduzido no hospital, não proporcionou ampla divulgação entre as equipes multiprofissionais acerca do processo. Nesse momento temos a oportunidade de preparar os servidores e disseminar nas várias categorias, essas premissas”, frisou.

Texto: Kezia Carvalho

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