O gari Ricardo Borges, de 36 anos, faz a limpeza das ruas de Belém há quase um ano e sabe que muitas pessoas não reconhecem este trabalho. "Quando veem essa farda, as pessoas nos olham com outros olhos. Mas quem veste dá duro para conseguir seu pão. Então, eu tenho orgulho", diz. Para tirar o estigma dos "laranjinhas" – uma referência à cor do uniforme dos agentes de limpeza urbana na capital paraense – a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) lançou, por meio do Instagram e do Facebook, a campanha “Vida de Gari”. Acesse o primeiro episódio AQUI.
A ideia é contar histórias de vida e promover a valorização profissional destes trabalhadores, que relatam racismo, preconceito, discriminação e, até mesmo, ser recorrente escutar pelas ruas palavras ofensivas e de humilhação. A secretária de Seneamento, Ivanise Gasparim, conta que a ideia surgiu após ter visto os comentários nas redes sociais elogiando os garis e que a iniciativa visa demarcar um novo perfil da gestão do saneamento na capital paraense. Em Belém, são mais de 2 mil homens e mulheres nesta função.
"Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância deles para a cidade e acabar com o preconceito. Pensamos, então, contar a história desses trabalhadores", diz Ivanise. Ivanise enfatiza novas ações adotadas pela Sesan. "Essa é a nossa forma de trabalho, humanizar os nossos serviços, muitas vezes muito duros e mecânicos, contando as histórias que existem por trás de cada um, uma história de sonhos. É o governo da nossa gente que estamos implantando junto ao prefeito Edmilson Rodrigues", enfatiza.
Sobre histórias, Ricardo lembra que uma pessoa o chamou atenção. "Foi um morador de rua que nos chamou e nos aplaudiu, dizendo que a gente era importante. Isso mexeu com meu coração, respondi que Deus o abençoasse. Depois ele me deu um copo de refrigerante", conta. Para completar, o gari Ricardo diz reconhecer a grandeza de sua ação. "É uma função que ajuda o próximo também", afirma o gari.
Diálogo com a população
A secretária informa que a campanha "Vida de Gari" é uma forma de dialogar com a população. "Até ano passado, a Sesan sequer tinha canal de redes sociais e canal aberto para falar com a comunidade, a população", comenta. Agora, completa ela, a Sesan recebe solicitação de serviços pelas redes sociais, WhatsApp do Disque Entulho  (91) 98499-0059 – somente mensagens -, pelo protocolo na sede física (Av. Almirante Barroso, 3110 – Marco) e também conta com um núcleo de trabalho específico para o acompanhamento e fiscalização junto às ações do órgão.
 
Texto: Dominik Giusti
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								