Sesan promove ações de educação ambiental para evitar descarte irregular de lixo

O Departamento de Resíduos Sólidos e o Grupo de Trabalho, Educação e Fiscalização Ambiental (GTA), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), iniciaram na quarta-feira, 15, atividades intensivas de educação ambiental nas áreas onde existem locais críticos de descarte irregular de lixo.

A ação começou pela avenida Duque de Caxias e logradouros próximos como a Passagem São Francisco de Assis, Vila Gama Malcher, Passagem São Benedito e Vila Rosa.

A ação tem como objetivo orientar e conscientizar os moradores sobre a maneira correta de armazenar o lixo doméstico, assim como informar os horários e dias que os carros de coleta passam em cada via. Também foi informado como funciona o serviço de Disque-Entulho, que permite que o cidadão através do número (91) 98499-0059 faça gratuitamente pelo whatsapp o pedido de recolhimento de até 1 metro cúbico de entulho.

Preservação das vias e canteiros

Enquanto agentes conversavam com vários moradores, comerciantes e transeuntes, orientando sobre a importância da preservação do canteiro central, das vias e dos canais, equipes de limpeza faziam retiradas de entulhos.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Sesan, Mauro Ribeiro, é de suma importância a preservação dos lugares de uso público como canteiros, calçadas e ciclovias.

“O combate ao descarte irregular é permitir que os canteiros, calçadas e ciclovias sejam devolvidos para o pedestre, o idoso, o ciclista, para o uso comum de todos. E que Belém fique cada vez mais limpa e bonita. Para isso precisamos combater a poluição visual e principalmente a poluição de vetores como: ratos, urubus, pombos e mosquitos”, alerta o coordenador.

Cláudia Paixão, moradora da Duque de Caxias há 6 anos, demonstra satisfação ao falar sobre a ação realizada. “É bacana quando a gente vê essa preocupação com a rua. Essas informações são importantes, pois algumas pessoas que moram aqui não sabem como guardar o lixo do jeito certo. Infelizmente, nossos vizinhos jogam o lixo de forma errada e isso acaba prejudicando nós mesmos”, contou.

A população de forma geral pode contribuir com a limpeza e bem-estar da cidade com atos simples como separar o lixo úmido dos resíduos secos que possam ser reciclados, colocar o lixo no dia e horário corretos da coleta e, principalmente, não jogar lixo e entulho em locais indevidos.

O trabalho de conscientização em pontos críticos ocorrerá até o fim do mês de outubro em vários bairros da cidade como: Sacramenta, Guamá, Marco e outros.

Texto: Maicon Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar