Até 2015 Belém ganhará 30 novos ecopontos, contêineres destinados exclusivamente ao recolhimento de materiais recicláveis. Para isso, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) já iniciou o processo de licitação para adquirir os novos coletores de plástico, papel e alumínio. A expansão acontece um ano depois do início da política de coleta seletiva pela prefeitura de Belém, em áreas consideradas estratégicas da cidade.
Um avanço que o setor de educação ambiental da Sesan ganha papel fundamental, já que mesmo com o intenso trabalho de sensibilização nos espaços onde os ecopontos estão instalados, o descarte de lixo impróprio se mantém um problema. "A situação é tão crítica que já precisamos retirar os ecopontos para receber lavagem geral e, pior ainda, já precisamos levar os materiais recicláveis que estavam misturados com o lixo para o Aurá, prejudicando também os catadores das associações que deveriam receber esse produto", lamenta a coordenadora de Projetos Sociais e Educação Ambiental da Sesan, Elvira Pinheiro de Oliveira.
Nos ecopontos instalados no Ver-o-Peso, Praça da República, Praça Batista Campos e Portal da Amazônia já foram encontrados fraudas sujas, peixe estragado, restos de comida, fezes, entre outros resíduos orgânicos. Segundo a coordenadora, apenas o contêiner localizado na orla de Icoaraci vem sendo usado corretamente pela população. "Isso é preocupante porque estamos com uma licitação em andamento para a instalação de outros 30 ecopontos na cidade até ano que vem, mas se não contarmos com a participação da sociedade o programa não vai funcionar como deveria", frisa Elvira Oliveira.
Cada ecoponto tem capacidade para 2.500kg de material reciclável. Os produtos são recolhidos de caminhão munck aos sábados e encaminhadas para associações de catadores de Belém e Icoaraci. Para garantir o melhor atendimento e dignidade para as pessoas que vivem da coleta e reciclagem, a Sesan vai intensificar as ações e campanhas de educação ambiental na cidade para conquistar a parceria da população.
Texto: Dandara de Almeida