Sesma acolhe estudantes da saúde que vão fazer estágio na rede municipal

"Para mim é uma oportunidade única, inclusive de decidir que caminho profissional eu devo seguir. Estou feliz também em poder ingressar na saúde pública para dar minha contribuição à população”. O depoimento é do estudante de Medicina Lucas Sales, 23 anos, que, nesta sexta-feira, 13, participou do acolhimento de novos estagiários da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Coapes – Lucas faz parte do grupo de 49 universitários que ingressam na Sesma a partir desta segunda-feira, 16, como parte do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que a Prefeitura de Belém firmou, em fevereiro deste ano, com nove instituições de ensino superior da capital, com o objetivo de integrar os serviços de saúde pública à academia, beneficiando os usuários.

Aprendizados – Por meio do Coapes, a Prefeitura de Belém cede toda a estrutura da rede municipal de saúde, como hospitais e unidades de atendimento, para que estudantes da área possam colocar em prática ensinamentos, adquirir expertises e, no processo, contribuir para a melhoria dos serviços ofertados à população. Serão abertas duas mil bolsas por ano.

Para Lucas, que vai fazer o estágio no Hospital de Pronto Socorro Municipal (HPSM) Humberto Maradei Pereira, no Guamá, é a chance de vislumbrar novos horizontes profissionais.

“Sempre gostei da urgência e emergência. Meu pai trabalha na área e, por isso, me espelho muito nisso. Acho que vai ser algo bem engrandecedor para mim”, afirmou.

Atualizar práticas, vivenciar a rotina de um hospital e aprimorar habilidades são os objetivos do também estudante de Medicina João Pedro Albuquerque, 24 anos, cujo estágio será no HPSM Mário Pinotti, no Umarizal.

Fora do ambiente acadêmico – "Vai ser a oportunidade de conhecer a profissão fora do ambiente acadêmico, o dia a dia do profissional médico. Não temos uma visão geral do curso, às vezes, por estarmos engessados no ambiente acadêmico”, disse.

Parceria – O acolhimento do estágio de extensão é o momento em que os estudantes conhecem toda a estrutura da Secretaria, da sede aos espaços de atendimento da rede municipal. “Esses estagiários que ingressam na próxima semana vão atuar tanto nos departamentos do Nível Central quanto nas nossas nos hospitais e unidades de saúde”, explica Gisele Siqueira, da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Sesma.

São estudantes de diversos cursos, como Medicina, Enfermagem e Psicologia. “O Coapes veio para estreitar ainda mais a relação entre as instituições de ensino superior e a gestão municipal, numa dinâmica que gera melhorias nos serviços oferecidos à comunidade. É uma parceria em que todos ganham”, concluiu Gisele.

Texto: Luiz Carlos Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar