O início da vacinação contra covid-19 em idosos acima de 85 anos será antecipada em Belém para esta quarta-feira, 3. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) é que o grupo prioritário seja vacinado até o dia 7 deste mês de fevereiro.
São 12 mil idosos nessa faixa etária que deverão ser vacinados, de acordo com informações divulgadas em entrevista coletiva, realizada na tarde desta terça-feira, 2, pelo prefeito Edmilson Rodrigues e o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra. “A nossa equipe está absolutamente preparada para colocar em funcionamento dezenas de postos de vacinação dentro da rede pública municipal, bem como em instituições privadas, que se disponham a colaborar”, enfatizou o prefeito no início do evento.
Os idosos acima de 85 anos podem ser vacinados em 13 postos de vacinação, que vão funcionar de 9h às 18h, do dia 3 ao dia 7 de fevereiro.
1) Universidade Federal do Pará (UFPA – Campus Guamá) – Rua Augusto Corrêa, 01. Guamá;
2) Universidade do Estado do Pará (UEPA – Escola de Enfermagem Magalhães Barata) – Av. José Bonifácio, 1289. Guamá;
3) UNIFAMAZ – Av. Visc. de Souza Franco, 72. Reduto; (Drive Thru)
4) FIBRA – Av. Gentil Bitencourt, 1144. Nazaré; (Drive Thru)
5) Aldeia Amazônica – Av. Pedro Miranda, S/N. Pedreira; (Drive Thru)
6) Mangueirinho – Av. Augusto Montenegro, 524. Castanheira; (Drive Thru)
7) Outeiro: FUNBOSQUE – Av. Nossa Sra. da Conceição. Outeiro;
8) Mosqueiro: Maracajá – Tv. Siqueira Mendes, 1132.
9) Mosqueiro: Carananduba – Praça Carananduba, S/N.
10) Colégio do Carmo – Tv. Dom Bôsco, 72. Cidade Velha;
11) Escola Rotary – Rua Lauro Malcher, 279. Condor;
12) Cassazum – Av. Duque de Caxias, 1375. Marco;
13) Icoaraci: Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças – Praça Pio XII, 148. Icoaraci.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Para receber a dose da vacina os idosos devem apresentar: RG, CPF e comprovante de residência.
Já os idosos acima de 85 anos com dificuldade de mobilidade serão vacinados em casa, após um cadastro realizado por qualquer familiar na unidade básica de saúde mais próxima. "Quem anda, quem se movimenta, quem se desloca, não precisa se cadastrar previamente. Pode ir direto aos pontos de vacinação, que vai se vacinar, vai ser castrado na hora que se vacinar. Quem não consegue se deslocar de casa vai ser cadastrado através dos agentes de saúde, através das unidades básicas de saúde", esclareceu o secretário de saúde.
Ao todo, Belém recebeu 19.450 doses da vacina contra a covid-19: 9.540 delas são da Coronavac e 9.910 da Astrazeneca. Desse total, 7.115 doses serão destinadas a profissionais da saúde, que atuam em hospitais de maior porte e 1.502 doses para profissionais de clínicas e laboratórios. Ambos receberão a dose da vacina nos locais em que atuam.
A vacina também será aplicada em 480 quilombolas, que vivem em Mosqueiro, e em 267 indígenas da etnia Warao. Os dois grupos serão imunizados nos locais em que residem.
MEDIDAS PREVENTIVAS:
Edmilson Rodrigues ressalta que a prefeitura está trabalhando na ampliação de leitos na capital paraense. Segundo o prefeito, o Hospital de Retaguarda aumentou de 8 para 14 leitos. Também em convênio com o Hospital da Beneficente Portuguesa foi ampliado de 10 para 25 leitos.
O prefeito também informou que acertou com a direção do Hospital Barros Barreto inicialmente uma quantidade de 30 leitos, entre clínicos e dez de UTI. Ainda de acordo com o prefeito, esse convênio com o Barros Barreto poderá ser ampliado conforme a necessidade.
Edmilson também destacou que a produção de oxigênio para a rede municipal está com margem de segurança. 60% da produção já está comprometida, 40% está disponível e há ainda a possibilidade de produzir, pelo menos, 15% de oxigênio a mais do que se produz hoje.
BALANÇO DA VACINAÇÃO EM BELÉM:
Durante a coletiva de imprensa o secretário de saúde afirmou que todos os profissionais de saúde da Sesma já foram vacinados, isso inclui quem trabalha no Pronto Socorro Mário Pinotti, Pronto Socorro Humberto Maradei e no Hospital Dom Vicente Zico, totalizando 8.046 profissionais vacinados. Além deles, 7.115 profissionais de saúde de todos os hospitais públicos e privados de grande e médio porte, em Belém, já receberam a vacina e 15.002 profissionais das clínicas de serviços complementares e laboratórios também. 100 profissionais do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que transportam pacientes com covid-19 de diversos municípios do estado para Belém, também receberam o imunizante.
Até o final de janeiro, Belém vacinou 16.927 pessoas, incluindo 264 idosos que vivem em lares de longa permanência do município.
Além do prefeito de Belém e do secretário municipal de saúde, também estiveram presentes na coletiva de imprensa o diretor da Atenção Básica de Saúde (DEAS), Victor Nina, e o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS), Cláudio Salgado.
Texto: Juliana Brito
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								