Em reunião com a diretoria do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) na manhã desta quinta-feira,23,o secretário municipal de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo apresentou o projeto de reforma do HPSM Mário Pinotti, já avaliado pelo Ministério da Saúde, e anunciou o início do funcionamento do hospital Samaritano, que vai atender a partir da próxima semana, as cirurgias gerais com 28 leitos de retaguarda para o HPSM Humberto Maradei Pereira (Guamá).
Sérgio Figueiredo detalhou o cronograma de funcionamento do hospital. “Vamos assumir os 28 leitos e estamos trabalhando para que o atendimento cirúrgico de demandas encaminhadas do hospital do Guamá comecem a partir da próxima segunda-feira”, frisou o secretário, anunciando ainda a previsão de funcionamento dos leitos de pediatria que passarão a funcionar no Hospital Santa Casa de Misericórdia, numa parceria entre o Estado e Município. “Até a primeira semana de agosto a UTI pediátrica estará funcionando na Santa Casa e estaremos abrindo ainda dez leitos cirúrgicos e dez leitos clínicos também para a pediatria”, garantiu Sérgio Amorim.
Na presença da equipe técnica de engenharia da Sesma, o secretário de Saúde apresentou o projeto de reforma do hospital do Umarizal aos representantes do sindicato. De acordo com o diretor do Sindmepa, João Gouveia, o projeto prevê melhores condições tanto para os usuários quanto para os servidores. “A boa notícia é que o Samaritano estará funcionando com cirurgias de porte médio que podem ser encaminhadas pelo Guamá, com duas salas de cirurgias e 28 leitos, vai ajudar bastante. O projeto que foi apresentado pelo secretário para a reforma do hospital da 14 é alentador. Saber que nós vamos ter um pronto-socorro em condições bem melhores em janeiro, é ótimo. Outra boa noticia também que foi dada foi a da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jurunas que tem funcionamento previsto para dezembro, e isso também vai ajudar bastante”, avalia Gouveia.
Texto: Kezia Carvalho