Cerca de 150 pessoas participaram hoje, 1, da ação de promoção à saúde realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) durante a 25ª Corrida do Trabalhador, promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), no Portal da Amazônia. Foram disponibilizadas vacinas contra febre amarela e tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) e abordagens educativas sobre dengue, chikungunya, leptospirose, doença de chagas, projeto Vida no Trânsito, influenza, e, claro, saúde do trabalhador.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Sérgio Figueiredo, o dia 1º de maio é voltado para a reflexão sobre a classe trabalhadora, e, consequentemente, a importância de ações de saúde voltadas para este público. “A Sesma tem o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) que monitora os agravos de trabalho. Por isso, é importante estarmos aqui, orientando e chamando a atenção dos trabalhadores para os devidos cuidados com a saúde, tanto no ambiente de trabalho como fora dele”, ressalta.
Para Orliuda Bezerra, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma, ações como esta são essenciais para a promoção da saúde do trabalhador. “Aqui eles têm a oportunidade de caminhar ou correr e ainda receber orientação, além da prevenção, por meio das vacinas”, destaca.
Corredor há 20 anos, Manoel Cardoso, 48 anos, sempre participa de corridas de rua e conta que é nessas oportunidades que também busca cuidar da saúde. “Trabalho muito e aproveito eventos assim, bem organizados, para dar uma checada na saúde. Por isso, sempre participo com toda a minha família”, disse, após receber a vacina contra a febre amarela.
Neste dia 1º de maio, a Sesma também participou da programação realizada pela Força Sindical na Aldeia Cabana, com um posto de atendimento de urgência e emergência.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								