Como parte da Operação Verão, promovida pela Prefeitura de Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai disponibilizar toda a sua estrutura para proteger a população e garantir saúde, tanto de quem reside em Mosqueiro, quanto de quem procura a ilha para se divertir durante as férias de julho.
Algumas ações já foram realizadas pela Sesma visando a melhoria do atendimento à saúde da população do distrito. Ainda no primeiro semestre, o Hospital Geral de Mosqueiro foi reestruturado com a instalação de um novo gerador de energia. A secretaria instalou uma Clínica de Campanha que continua atendendo casos da Covid-19 neste mês de julho, além de já ter iniciado a vacinação da população de Mosqueiro, dando prioridade para a comunidade ribeirinha.
Visando o aumento da demanda na ilha, durante o veraneio, as unidades básicas de saúde do Carananduba e a do Furo das Marinhas e Maracajá foram restruturadas com reforma e expansão de atendimento.
A Sesma também entregou a ambulancha toda reformada, que fica ancorada no trapiche de Mosqueiro, que vai atender a população das ilhas do município em situações de urgência e emergência.
Durante todo o mês de julho está sendo implementada toda uma ação de vigilância sanitária e à saude, voltada ao monitoramento de casos da Covid-19 na ilha. O atendimento de urgência e emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já está reforçado e conta com o serviço de ambulancha.
Durante todo o mês de julho são realizados testes para a Covid-19, disponibilizados à população no Hospital Geral de Mosqueiro e nas unidades de saúde do Carananduba, Baía do Sol e Maracajá. Durante este período, também serão intensificadas as ações de capacitação dos manipuladores de alimentos que trabalham na ilha.
Equipes do Departamento de Vigilância Sanitária farão a fiscalização dos estabelecimentos comerciais, quanto ao cumprimento das boas práticas de manipulação e do protocolo sanitário anti-covid, além da coleta de amostras de alimentos para análise laboratorial.
O secretário municipal de saúde, Maurício Bezerra, ressalta que mesmo a Sesma tendo definido as estratégias de atuação para o mês de julho, em Mosqueiro, é importante que a população fique atenta e cumpra os protocolos de prevenção contra a Covid-19.
“A recomendação expressa da Sesma é que a população use máscaras, evite as aglomerações, higienize as mãos e adote os demais protocolos de prevenção e proteção contra a Covid-19. Devemos proteger as nossas vidas e a vida do nosso próximo. A nossa preocupação é montar a melhor estrutura para o atendimento da população, mas o principal é que ela não precise ser atendida", destaca o secretário.
Texto: Danielly Gomes