Sesma encerra ações na Operação Verão 2015

Depois de um mês de muitas ações voltadas para a promoção da saúde nos balneários mais movimentados de Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) encerrou a programação da "Operação Verão 2015" com ação na Praça Matriz de Mosqueiro, na quinta-feira (30).

Foram feitas dezenas de abordagens educativas sobre dengue, chikungunya, zika, leptospirose, doença de chagas e esquistossomose. Além de vacinação contra tétano, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), influenza e febre amarela.

Para as crianças, a programação teve pintura facial e abordagem diferenciada, com desenhos para colorir sobre o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti. "Eu achei legal que a gente pode evitar que o mosquito transmita doenças pra gente", disse Lucas da Silva, 3 anos, que estava com a mãe Paula Leal passeando na praça.

Para o pedagogo, Charles de Almeida, 40 anos, que levou a família para passear em Mosqueiro, ações de saúde são muito importantes para esclarecer sobre as endemias comuns na nossa região. "É uma ação muito pertinente. Acho muito importante meu filho participar e ter esta consciência desde cedo. Ele é o futuro da nossa geração", destacou, enquanto o filho João Victor, 4 anos, participava do grupo de pintura.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) da Sesma, Orliuda Bezerra, a "Operação Verão" é uma ótima oportunidade de mostrar que a diversão pode estar ligada à saúde. "Aproveitamos esta época para fazer o controle vetorial do mosquito Aedes aegypti em residências que ficam fechadas durante os demais meses do ano. Também ampliamos o acesso às informações sobre as endemias e agravos comuns nos balneários, e ainda alertamos para a importância de cada um no combate a essas doenças", destacou Orliuda.

Durante a "Operação Verão 2015", a Sesma reforçou o atendimento nas Unidades Municipais de Saúde de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba e no Hospital Geral de Mosqueiro. Foram distribuídas milhares de camisinhas masculinas e femininas, foram realizados vários testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, dezenas de abordagens educativas em praias, terminais rodo e hidroviários, ruas e praças.

Para o secretário municipal de saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, a "Operação Verão 2015" ocorreu dentro das expectativas e alcançou o objetivo junto à população. "O resultado foi muito positivo por causa do empenho dos nossos servidores, dos nossos departamentos, em desenvolver sempre ações para benefício e melhor esclarecimento dos nossos munícipes e, principalmente, por causa da recepção das pessoas, que sempre se engajam por uma saúde pública de qualidade", frisou.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar