Sesma esclarece situação de frota abandonada em depósito

Em entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira, o secretário municipal de saúde, Sérgio Figueiredo, esclareceu a situação de mais de 70 veículos inservíveis que foram recebidos pela atual gestão em péssimo estado de conservação, sem utilidade para a prestação de serviço à população, finalidade para a qual foram adquiridos. A Sesma está tomando todas as medidas cabíveis para que os mesmos tenham um destino apropriado, num claro sinal de responsabilidade com o dinheiro público. “Estamos buscando a adoção dos procedimentos legais cabíveis para que esses veículos que não podem mais servir à população, sejam leiloados e os valores apurados venham a ser revertidos integralmente em benefício da saúde”, destacou Sérgio Figueiredo.

Os veículos estavam em um galpão alugado, no bairro da Pedreira, e estão sendo avaliados individualmente por uma equipe de mecânicos da Sesma e pelos setores administrativo e jurídico, que irão levantar a origem dos recursos usados na aquisição desses carros. Ao todo, são 17 veículos pequenos, sete utilitários, nove kombis, 16 motocicletas e 22 ambulâncias, que por absoluta falta de compromisso com a população foram abandonados pelas administrações passadas. Além dos prejuízos financeiros ao erário,esse descaso com o bem público prejudica o atendimento de saúde, como atendimentos de emergência, combate às endemias e mobilidade de servidores para execuções de atividades inerentes à secretaria.

Sobre as ambulâncias, o secretário explicou que, em maio de 2014, foi realizada avaliação dos veículos da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), e emitida justificativa técnica, na qual se constatou que os veículos estão com danos irreparáveis, desgaste e alta quilometragem.

Outra providência adotada, de acordo com o Decreto Municipal nº 83.410, foi a remoção dos veículos para a sede da Sesma, para devolução imediata do prédio que se encontrava alugado servindo de depósito para os carros sem utilidade, o que irá gerar uma economia ao município. Até a próxima semana, a Sesma irá publicar o edital de licitação da contratação da empresa que ficará responsável pelo leilão dos veículos, dando assim a devida destinação aos mesmos.

Ainda durante a coletiva, o secretário enfatizou que o município possui uma frota de 16 ambulâncias do SAMU192 e 25 ambulâncias que atendem a atenção básica e as urgências e emergências das unidades de saúde e hospitais municipais. A Prefeitura também já adquiriu quatro ambulâncias para o SAMU, sendo que duas estão em fase de entrega e as outras duas serão empenhadas em breve para aumentar a frota.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar