Sesma estabelece critérios para imunização de profissionais da educação

Na tarde desta terça-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) definiu quais serão os critérios utilizados para a vacinação de profissionais da educação, no próximo sábado, 29. A decisão foi tomada depois que técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS) se reuniram com representantes da categoria.

“Será possível nós vacinarmos, nesse primeiro momento, os trabalhadores da educação do ensino infantil e da educação especial. E a nossa expectativa é atingir toda a população de profissionais da educação que trabalham nessas duas etapas de ensino”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Cláudio Salgado.

Além de estabelecer que trabalhadores da educação infantil e educação especial serão os primeiros vacinados, a Sesma e os representantes da categoria também definiram que os trabalhadores – sejam de escolas públicas ou privadas – deverão apresentar o contracheque e uma declaração com o nível de ensino em que atuam, para receberem a primeira dose do imunizante contra a covid-19. O documento deve ser emitido pela escola. Também será necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência de Belém.

Para a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, que esteve na reunião, a vacinação é um momento de alívio e esperança. “Nós já perdemos muitos professores, muitos profissionais da educação, merendeiros, porteiros. Todos os dias a gente assina nota de pesar na Semec. Então, vacinar os nossos profissionais é um momento de muita alegria”, enfatizou.

Belém dispõe, no momento, de 5.515 doses de astrazeneca, repassadas pelo governo do Pará, para a vacinação específica deste grupo, um quantitativo que marca o início da vacinação deste público. “Estamos apenas iniciando. Esperamos que, muito em breve, a gente consiga aumentar esse público para o ensino fundamental e que, rapidamente, a gente amplie isso e vacine todos os trabalhadores da educação”, pontuou Cláudio Salgado.

Estavam presentes na reunião com a Sesma representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semec), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará de Belém (Sintepp Belém) , Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Pará (Sinepe) e do Sindicato dos Professores da Rede Particular no Estado do Pará (Sinpro-PA).

Nesta quarta-feira, 26, o grupo se reune novamente para definir os detalhes finais da vacinação de profissionais da educação, como os locais de atendimento em que eles receberão a primeira dose do imunizante.

Texto: Juliana Brito

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar