Sesma implantará Comitês de Humanização em hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana os trabalhos para a criação dos Comitês de Humanização na Unidade de Pronto-Atendimento de Icoaraci e nos hospitais geridos pelo município em Belém (HPSM Mário Pinotti, HPSM Humberto Maradei Pereira e Hospital Geral de Mosqueiro). O objetivo é fortalecer os grupos de humanização nas instituições municipais de saúde e promover espaços de discussão sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) e os avanços a serem alcançados na qualidade do serviço prestado nessa área.

A humanização, de acordo a PNH, é definida como a valorização dos diferentes sujeitos (usuários, trabalhadores e gestores) envolvidos no processo de produção da saúde. Nesse sentido, humanizar a atenção e a gestão em saúde no SUS constitui uma importante estratégia para melhoria da qualidade de atendimento aos usuários.

Para Sérgio de Amorim Figueiredo, secretário municipal de Saúde, a discussão da PNH no município tem grande relevância. “Esta gestão tem se inserido no processo de fortalecimento dos grupos de humanização nos hospitais porque acredita no potencial que eles tem para intervir na transformação do processo de trabalho e propor melhorias na qualidade da assistência aos usuários”, disse.

Participaram da reunião, o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, Greiciane Miranda (UPA), Conceição Miranda (HGM), Raimundo Árias (HPSM MP), Katia Campos (HPSM HMP), Cleide Viana (HPSM HMP), Nahima Albuquerque (Referência Técnica de Humanização/Sesma), Marilda Fernandes (Sesma), Dione Cunha (Sesma) e Luis Guilherme Martins (Coordenação Estadual de Humanização/Sespa).

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar