Com as férias escolares, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos seus departamentos e áreas técnicas, está intensificando as ações de prevenção durante todo o mês de julho com o objetivo de promover a saúde e o bem estar e prevenir agravos à saúde da população que se desloca e/ou reside nos balneários de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, os mais movimentados neste período.
Foram reforçadas as equipes das Unidades Municipais de Saúde (UMSs) de urgência e emergência destes locais. As equipes foram ampliadas com mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estão trabalhando em plantões diurnos e noturnos, em regime de 24h, durante toda a semana.
O mesmo reforço foi feito no Hospital Geral de Mosqueiro, além de garantia de atendimento de retaguarda hospitalar em casos de encaminhamento e assistência técnica e administrativa aos profissionais de saúde e à população envolvida, por meio da supervisão do Departamento de Urgência e Emergência (Deue).
Para o secretário municipal de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, a Operação Verão 2015 é resultado de um trabalho estratégico realizado pela Sesma, conjugando ações preventivas e de reforço de equipes técnicas a fim de garantir a assistência integral ao cidadão. “O nosso trabalho nesta época é feito a partir de um diagnóstico local e de estratégias de identificação de risco, do controle de agravos sazonais, bem como a programação de ações de forma intersetorial com outras secretarias municipais e com as agências distritais para garantir que o veranista e os moradores dos balneários possam desfrutar desse período de lazer com tranquilidade e segurança”, diz.
Durante o mês de julho, a Sesma também está intensificando o controle higiênico-sanitário nos estabelecimentos comerciais dos balneários com ações de fiscalização do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa). “Também estamos orientando a população quanto à qualidade dos serviços que estão sendo ofertados nas feiras, mercados, farmácias, hotéis e pousadas, salões de beleza, barracas de praia, dentre outros, com emissão de documento quando necessário. O Devisa também está averiguando denúncias de infrações sanitárias e distribuindo material informativo sobre os serviços da Vigilância Sanitária”, explica o secretário.
Já o Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) está a todo vapor nas ações para redução da infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. Para tanto, as equipes do Devs estão fazendo abordagem educativa sobre as orientações preventivas, como depósitos de criadouros predominantes nos balneários e acondicionamento correto do lixo.
Paralelamente, a Sesma também está com ações de promoção à saúde e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV/Aids e hepatites virais, com incentivo de práticas sexuais seguras, realização de testagem anti-HIV e para sífilis,distribuição de preservativos e de gel lubrificante. “Esta ação visa reduzir a transmissão vertical pelo HIV e sífilis no município e diminuir a vulnerabilidade dos jovens à infecção pelo HIV durante o período do veraneio. Estaremos garantindo os insumos de prevenção e orientando as pessoas sobre temas ligados à sexualidade”, reforça o titular da Sesma.
Texto: Paula Barbosa