Sesma intensifica testagem de quem chega a Belém com ação no terminal hidroviário

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) segue promovendo ação de testagem, vacinação e monitoramento de passageiros que chegam a Belém para o Círio de Nazaré. Nesta sexta-feira, 08, foi a vez de testar quem desembarcou pelo terminal hidroviário de Belém Luiz Rebelo Neto. A ação segue até o dia 30 de outubro nos terminais rodoviário e hidroviário.

Durante a ação, agentes da Divisão de Vigilância Epidemiológica e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesma realizam o protocolo de testagem para diagnóstico da covid-19. O chefe da divisão de vigilância epidemiológica da Sesma, Anderson Herculano, explica que esta é uma das ações preventivas para evitar o aumento de casos da covid-19 após o Círio de Nazaré. “O objetivo é realizar a vigilância, investigação e monitoramento de possíveis casos de infecção com o vírus SARS-CoV-2 na população de outros municípios ou de outros estados durante esse período do Círio”, destaca.

Nos terminais estão sendo selecionados cerca de 10% dos passageiros que desembarcam, diariamente. As pessoas selecionadas são testadas (RT-qPCR e testes rápidos para detecção de antígenos virais), caso ainda não estejam vacinadas, recebem a vacina contra a covid, além de orientações sobre as formas de contágio da doença. Os passageiros disponibilizam ainda seus dados para que possam ser acompanhados no período em que estiverem visitando a cidade.

Pedro de Souza, de 83 anos, morador de Salvaterra, na Ilha do Marajó, aproveitou o desembarque em Belém para completar o ciclo vacinal. “É muito bom poder chegar aqui e tomar logo a segunda dose da vacina. Agora estou mais seguro para poder circular pela cidade”, destacou.

Quem também aproveitou a oportunidade para testar e se vacinar foi o professor Jaderson Cleyton, que mora em Belém, mas trabalha em Salvaterra. “Já me sinto mais aliviado só de pensar que agora estou mais forte para enfrentar esse vírus”, afirma.

As amostras coletadas nos testes rápidos dos passageiros são enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PA). Até o momento foram testadas em Belém 60 pessoas e apenas uma deu positivo. Amostras como essa, com resultado positivo, são enviadas para genotipagem. Os passageiros selecionados aguardam o resultado antes de serem liberados. Aos casos positivados é orientado isolamento e seguem sendo monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica.

A ação de testagem é realizada em parceria com as empresas de transportes rodoviários e fluviais, que oferecem as informações sobre os passageiros com destino a Belém (CPF, telefone, endereço de destino na cidade, bem como outras informações que sejam necessárias para o rastreio de casos confirmados), antes da chegada do passageiro ao município.

O critério de seleção dos passageiros testados obedece a seguinte ordem de prioridade: passageiros sintomáticos; passageiros que não tomaram a primeira dose da vacina ou que não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e passageiros oriundos de estados com casos confirmados com Variantes de Preocupação (VOC). Os passageiros que se recusam a participar da testagem preenchem e assinam um termo de recusa.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar