Sesma já imunizou mais de 25 mil pessoas nascidas de 1964 a 1967 sem comorbidades

Mais de 25 mil pessos sem comorbidades receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nos últimos dois dias em Belém. Só nesta terça-feira, 15 de junho, foram aproximadamente 15 mil imunizados, nascidos em 1966 e 1967. Na segunda-feira, dia 14, outras 10.750, nascidas em 1964 e 1965, receberam o imunizante da Pfizer.

A Secretaria Municipal de Saúde busca acelerar a vacinação da faixa etária dos 50 anos ou mais. O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, explicou que é necessária a atualização do calendário. “Estava programado que chegássemos aos 50 anos na semana que vem, mas conseguimos ajustar e vamos chegar a esta idade, agora na sexta-feira, dia 18 de junho. Faremos uma força-tarefa para atender toda essa demanda.”

Atendimento – A Sesma disponibilizou 18 pontos para a imunização, entre eles o Shopping Boulevard, no bairro Reduto, em Belém. A enfermeira coordenadora do ponto, Mara Letícia, disse que a movimentação foi tranquila no local. "As pessoas se dividem entre os outros pontos também. De manhã cedo e no final da tarde são os horários mais movimentados.” Ela também contou que muita gente procura o local, mesmo sem ser seu dia de imunização. “Geralmente a pessoa perdeu o dia da vacinação do seu grupo. Aí, aparece aqui e quer ser vacinada de qualquer jeito. Ela não entende que não é assim que funciona. Além disso, ainda há tem gente que pede para escolher a vacina que vai tomar, o que não pode acontecer.”

Superação – A chefe de cozinha Lucilene Torres, de 57 anos, disse que a fé ajudou a suportar esse momento difícil de pandemia. “Estou muito alegre e agredecida a Deus. Esperava que fosse demorar mais e agora já vou sair com a primeira dose no braço. Estou me sentindo mais protegida, afinal eu já tive Covid e sei o quanto é ruim essa doença.”

A auxiliar administrativo Maria Cristina Silva, de 56 anos, foi só alegria depois de ser vacinada. "Eu esperava ansiosa por este momento, que eu sabia que iria chegar. Perdi familiares, amigos, pessoas queridas que esse vírus tirou e não voltam mais. Então a vacina é a coisa mais importante que eu poderia receber.”

Até a próxima sexta-feira, a Secretaria prevê vacinar 110 mil pessoas. Para receber a vacina, este público deve apresentar RG, CPF, cartão SUS (opcional) e comprovante de residência de Belém.

Texto: Carolina Boução

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar