Mais de 300 atendimentos foram realizados na ação de saúde promovida no bairro do Guamá pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs/Sesma).
Foram realizadas abordagens educativas sobre acidentes com animais peçonhentos, doença de chagas, malária, hepatite, esquistossomose, dengue, leptospirose, febre tifóide e chikungunya.
D. Nazaré, moradora da passagem Fé em Deus, aproveitou a visita dos agentes da Sesma para aprender sobre a diferença entre o caramujo africano e o caramujo que transmite a esquistossomose. “Eu fiquei curiosa. Tem muito desse caramujo grandão em um terreno abandonado na minha rua e eu não sabia o que fazer com eles. Muito boas as informações que me deram aqui”, contou.
Já Dona Neide, 65 anos, aproveitou para verificar a pressão arterial antes das compras “Ainda bem que está tudo normal. Agora posso fazer minhas outras atividades tranquilamente”, disse entre risos. Além disso, recebeu orientação nutricional e a importância do não sedentarismo visando a prevenção da hipertensão.
A iniciativa da Sesma visa mobilizar a população contra as doenças mais comuns no período chuvoso, a fim de prevenir as ocorrências. “Essas abordagens educativas, acompanhadas de outras dinâmicas de aprendizado, são fundamentais para engajar a população no combate a essas doenças”, explica Orliuda Bezerra, diretora do Devs/Sesma.
Orliuda ressalta que o bairro do Guamá é endêmico para várias doenças, como a leptospirose, dengue e a esquistossomose, por isso a importância de levar a orientação para os moradores do bairro. A diretora reforça ainda que a Sesma tem realizado constantemente ações na área para alertar a população.
Também foram oferecidas vacinação para humanos (tríplice viral, febre amarela e antitetânica) e antirrábica (cães e gatos), verificação de pressão arterial e glicemia, oficina de reciclagem e atividades educativas para crianças.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								