Durante a 9ª edição da tradicional Gaymada, realizada nesta quinta-feira,23, na praia do Farol em Mosqueiro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Referência Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais, realizou dezenas de testes rápidos para diagnóstico de HIV e de triagem para hepatite e sífilis e distribuiu centenas de preservativos à população. Para Wheverson Saori, 20 anos, jogador do time “As divas da gaymada”, esporte e saúde andam juntos por isso enquanto aguardava a sua vez de jogar, aproveitou para fazer o teste. “A Prefeitura arrasou nesta iniciativa. Eu faço sempre o teste rápido porque a prevenção é muito importante e tem que estar sempre à frente das nossas ações”, destacou.
Paralelamente aos testes, as pessoas passavam por abordagem educativa, com orientações sobre sexo seguro e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e hepatites virais. Também foram distribuídos folderes específicos para cada gênero.
De acordo com Roberto Paes, coordenador municipal da Referência Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais, a intensificação de ações durante o veraneio favorecem a promoção da saúde e a prevenção dessas doenças no município. “Estamos atuando nos balneários e nos terminais para informar sobre o que são essas doenças, o uso correto dos preservativos e o aconselhamento sobre os riscos que se corre ao não praticar o sexo seguro”, explicou.
Capacitação
Servidores das Unidades Municipais de Saúde, Estratégias Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Hospital Geral de Mosqueiro participaram esta semana da capacitação distrital para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.“Este evento surgiu da necessidade de facilitarmos o acesso aos servidores que estão mais distantes do centro de Belém. É mais um momento para o fortalecimento da rede. Todos estão certificados para realizarem o teste rápido e os aconselhamentos necessários na entrega dos resultados”, disse Roberto Paes.
Ele ressaltou ainda que o reflexo da capacitação será muito grande para a população de Mosqueiro, que ganhou mais um serviço, cujo objetivo é facilitar o acesso ao diagnóstico precoce. “Isto implicará em controle dessas doenças no município, tratamento em tempo hábil, com melhor qualidade de vida, e cidadãos conscientes da sua sorologia, apoiados pelos profissionais de saúde”, destacou.
A Sesma estima que até o final do ano, 80% da rede municipal de saúde esteja realizando os testes rápidos em Belém. Em Mosqueiro, os testes rápidos já estão disponíveis nas unidades de saúde.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								