As experiências exitosas na atenção primária de Belém serão apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) durante a 66ª edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem, que começa nesta terça-feira, 28, e vai até 31 de outubro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
De acordo com Nahima Albuquerque, enfermeira e coordenadora da Referência Técnica de Humanização da Sesma, será apresentado ao público do Congresso o trabalho desenvolvido por um grupo de idosos atendidos na Unidade Municipal de Saúde da Marambaia, chamado Envelheçarte, que estimula o envelhecimento ativo e saudável, além de aprimorar as habilidades dos idosos por meio de peças teatrais.
“O grupo foi criado em 2010 pela equipe multiprofissional da UMS Marambaia. É uma grande experiência no âmbito da saúde do idoso, pois favorece a memorização e o trabalho em grupo entre os participantes por meio de dinâmica teatral com temas ligados à saúde e ao cotidiano. Essa estratégia fortalece a valorização desses usuários e integração com a equipe de saúde.”, explica Nahima.
Outra experiência que será levada ao Congresso é o aplicativo para smartphone “Manejo Clínico de Acidentes por Animais Peçonhentos”, criado pelo Centro de Informações Toxicológicas de Belém (CIT). “Na era moderna tudo gira em torno dos aplicativos e a saúde está trabalhando cada vez mais em conjunto com essas inovações. O aplicativo do CIT objetiva facilitar o acesso dos profissionais de saúde às orientações para o atendimento adequado e imediato às vítimas em caso de acidentes com animais peçonhentos. É um conteúdo que pode ser acessado a qualquer momento e é muito importante para salvar vidas”, ressalta a coordenadora.
O CIT Belém funciona no Hospital Universitário João de Barros Barreto e presta informações e orientações aos profissionais da área da saúde e ao público em geral sobre intoxicação por plantas, drogas, produtos químicos ou animais de peçonha. O atendimento é feito 24 horas pelo telefone 0800 722 6001.
Também durante o congresso, haverá emissão do Cartão SUS e fortalecimento da campanha Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama. Além disso, no estande da Sesma serão expostas outras experiências de sucesso que mostram o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde na construção e implementação do SUS no município, por meio de pôsteres, vídeos e folders.
“É um grande evento e uma grande oportunidade para a Sesma mostrar aos profissionais de saúde o que se tem feito no município de Belém. Foi difícil selecionar apenas essas experiências, mas elas representam muito bem o engajamento desta gestão em proporcionar uma saúde cada vez mais qualificada e voltada ao protagonismo dos nossos usuários. Também é uma forma de valorizar todos os servidores da rede de saúde e áreas técnicas”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo.
Congresso – O 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem será realizado entre 28 e 31 de outubro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento é promovido pela ABEn Nacional e realizado pela Seção Pará, com o tema – "Protagonismo da Enfermagem na Atenção à Saúde".
Texto: Paula Barbosa