Os motoristas do transporte social, responsáveis por levar as pessoas que fazem hemodiálise através da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), foram os alvos da ação que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promoveu na manhã desta quinta-feira, 13, em alusão ao Maio Amarelo. A campanha é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito e visa alertar a sociedade para a importância de dirigir com responsabilidade.
Por conta da pandemia, a coordenação da ação elaborou uma programação distribuindo os 16 motoristas em grupos. O primeiro participou do evento hoje e o segundo será na quinta-feira, 20.
Segundo a coordenadora da Campanha pela Sesma, Maísa Gomes, contou que a ideia do evento surgiu para melhorar as condições de saúde dos motoristas, adotar condutas de cidadania, ética e segurança no trabalho. “A gente tem como objetivo principal trabalhar a relação interpessoal deles, para ficarem mais calmos, menos estressados, pois é uma profissão realmente desafiadora e queremos orientá-los para que possam fazer uma direção mais segura”, disse.
Os motoristas participaram de uma aula de postura laboral e tiveram orientação sobre relacionamento interpessoal no trabalho. Para o motorista Patrick Silva disse que “adorei a ação, porque fez eu me sentir valorizado. Vou colocar em prática tudo que aprendi hoje".
Campanha – Segundo o site Maio Amarelo (https://maioamarelo.com/o-movimento/), a campanha surgiu no dia 11 de maio de 2011, após recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. O mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações realizadas em todo mundo, na perspectiva de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Texto: Carolina Boução
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								