Sesma realiza segunda etapa da intensificação da vacina antirrábica

Agora foi a vez dos bairros do Tapanã, Coqueiro e Parque Verde receberem a intensificação da vacinação antirrábica voltada para cães e gatos. A ação começou às 8h deste sábado, 27, em 33 postos de atendimento, entre fixos e volantes, nestes bairros. A iniciativa visa atender a meta recomendada pelo Ministério da Saúde no ano passado, que não foi alcançada. Neste sábado os postos de vacinação vão atender até as 17h , os animais que não foram imunizados na campanha de dezembro de 2015.

O objetivo é impedir a disseminação do vírus da raiva. Em Belém, há mais de 30 anos não há registros de casos da doença em humanos e há 12 anos, em animais. "É preciso alcançar a meta de 90%. Esse esforço é necessário porque a raiva e uma doença que tem ciclos e no ciclo urbano se faz por meio de cães e gatos. Então quando você tem ampla cobertura de vacinação, se cria uma barreira natural, quebrando este ciclo de transmissão", explicou o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Roberto Brito.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde Tapanã, Satélite, Sideral e Parque Verde, e ainda na Igreja Quadrangular do Coqueiro,no centro comunitário Jardim Brasil e no Maguari. No Tapanã, a dona de casa Esmerina Alves, 30, aproveitou para levar o cachorro de sua mãe, chamado Panda, que não foi vacinado na última campanha, realizada em dezembro. " Minha mãe ja é idosa então não conseguiu trazer ele para vacinar antes. Aproveitei que estava na casa dela e não perdi a oportunidade. Apesar dele ser bem calminho, procuro ficar em dia com a vacinação", comentou.

A imunização atende cães e gatos maiores de quatro meses e fêmeas que não estejam prenhes. Como foi o caso de Estrela, de quatro meses, cadela do comerciante Márcio Gomes, de 43 anos, que a adotou há um mês. Eu vi toda a comitiva de cachorros da minha rua vir vacinar, então aproveitei logo para trazê-la e tomar a primeira vacina", disse.

A campanha de intensificação da vacina antirrábica já atendeu ao bairro do Guamá, no último dia 20, e será realizada todos os sábados até o dia 31 de março. A próxima etapa da ação está marcada para o dia 5 de março, nos bairros da Pedreira e Sacramenta.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar