Sezel capacita jovens em curso gratuito de gestão de resíduos sólidos

Iniciativa que pretende formar embaixadores da sustentabilidade segue com inscrições abertas até este sábado (18).

Crédito: Ascom Sezel

Agentes da Sezel promovem capacitações nas escolas municipais de Belém.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e da Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), segue com inscrições abertas até sábado (18) para o curso “Gestão Comunitária de Resíduos Sólidos”, voltado à formação de jovens entre 18 e 29 anos em práticas sustentáveis, economia circular e descarte consciente.

A capacitação é gratuita e é parte de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (SEAC) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com o apoio do Global Citizen e do Instituto Limpa Brasil.

O curso será realizado entre os dias 20 e 24 de outubro, com carga horária total de 20 horas. As atividades ocorrerão em quatro escolas estaduais de educação tecnológica, localizadas nos Territórios pela Paz (TerPaz) da Cabanagem, do Bengui, do Jurunas/Condor e do Guamá/Terra Firme. São 200 vagas disponíveis.

Curso visa educação ambiental e protagonismo juvenil

Segundo Pamela Massoud, secretária executiva de Inclusão Produtiva da Prefeitura de Belém, o curso busca formar jovens líderes engajados nas causas ambientais e preparados para atuar como multiplicadores em suas comunidades.

“Nós recebemos o convite do Governo do Estado para integrar o projeto Juventude da Paz, com o Global Citizen, e assumimos a responsabilidade de realizar as oficinas sobre resíduos sólidos nas Usinas da Paz e escolas tecnológicas. Nosso objetivo é formar cerca de 200 jovens como embaixadores do meio ambiente e do clima, incentivando o descarte correto, a separação de resíduos e a conscientização ambiental”, destacou Pamela.

As oficinas abordarão temas como coleta seletiva, reciclagem, reaproveitamento de materiais, economia circular e políticas de sustentabilidade urbana, além de apresentar as ações já realizadas pela Prefeitura de Belém na área de limpeza urbana e educação ambiental.

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado

O diretor de Educação da Sectet, Washington Corrêa, ressaltou a importância da parceria interinstitucional e o impacto da formação para os estudantes das escolas técnicas e para a sociedade.

“O curso voltado para a questão dos resíduos sólidos é muito necessário para todo e qualquer cidadão, não só para os nossos alunos das escolas técnicas, mas para a sociedade em geral. Para os nossos estudantes, ele oferece um grande suporte para que possam reproduzir esses aprendizados em suas casas e famílias. Essa parceria entre o Governo do Estado, o Global Citizen e a Prefeitura de Belém é essencial para estimular os jovens. Qualquer qualificação voltada à vida em sociedade e ao mercado de trabalho ajuda muito, e essa certificação vem num bom momento, quando estamos discutindo temas ambientais em preparação para a COP 30”, afirmou Washington Corrêa.

O curso será realizado de forma híbrida, combinando aulas presenciais e atividades virtuais. Nos dois primeiros dias, os alunos terão aulas teóricas nas escolas técnicas; no terceiro dia, participarão de uma atividade assíncrona com a exibição de um documentário sobre resíduos; e, no quarto dia, terão acesso orientado a um curso complementar na plataforma Gov.br.

O encerramento será marcado pela entrega de trabalhos práticos com propostas de soluções sustentáveis para os bairros dos participantes.

Os alunos que concluírem o curso receberão certificação e ingressos para o show do Global Citizen, que será realizado no dia 1º de novembro, no Estádio do Mangueirão, em Belém.

Durante o evento, educadores ambientais da Prefeitura e cooperativas de catadores estarão presentes com estações de coleta seletiva, reforçando a importância do descarte correto e da reciclagem.

Belém rumo à COP 30

A formação faz parte da agenda de sustentabilidade e inclusão produtiva da Prefeitura de Belém, voltada à preparação da cidade para sediar a 30ª Conferência das Partes (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro próximo.

“O nosso foco é dar protagonismo à juventude e transformar conhecimento em ação. A Prefeitura acredita que cuidar do meio ambiente é um ato coletivo e educativo, e formar jovens multiplicadores é um passo essencial para uma Belém mais limpa, consciente e sustentável”, completou Pamela Massoud.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de sábado (18), por meio do WhatsApp 91981564930.

*Rodrigo Sauma, sob orientação de Juliana Maia

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar