Show e premiação marcam o lançamento da 17ª Parada LGBTI de Belém

Na noite desta terça-feira, 20, foi lançada a 17ª edição da Parada LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais) de Belém. O evento foi realizado no teatro Margarida Schivasappa, no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), e contou com diversas atrações, como a entrega da 3ª edição do prêmio Cidadania LGBTI, a escolha da madrinha oficial da parada, além de um show da diversidade com artistas paraenses.

A 17ª Parada do Orgulho LGBTI de Belém, que conta com o apoio da Prefeitura de Belém, vem realizando desde o mês de setembro uma extensa programação com palestras, exposições, filmes, além de ações de cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Segundo Eduarda Lacerda, do Grupo Homossexual do Pará (GHP), que organiza a parada, esse lançamento é uma das ações que culminam no grande evento do próximo domingo. “Nós começamos alguns meses atrás com algumas atividades. E já fizemos uma ação de cidadania com emissão de documentos, testes de HIV, sífilis e hepatite”, explica a coordenadora, que ressalta também o apoio da Prefeitura de Belém no evento. “O apoio que a Prefeitura vem dando é muito grande, através de todos os órgãos municipais”.

O público que prestigiou o lançamento assistiu as performances das transformistas Luanda Branche, Kastelly Top Fluor, Sarah D` Monteserrat e Liandra Melancia. O auxiliar de serviços gerais David Silva Júnior, de 24 anos, prestigiou as apresentações e ressaltou que esse tipo de evento ajuda na luta do movimento. “Esse tipo de evento é importante para combater o grande preconceito que existe nas pessoas”.

O jornalista Adenilson Malato foi convidado por um amigo e destacou a importância desse evento para a capital paraense. “Essa união entre todos esses movimentos LGBTI e também a fomentação desse evento que vai acontecer no domingo, é importante não somente para Belém , mas para todo o estado do Pará”.

Encerrando a noite, um grupo de cantores formados por Joelma Klaudia, Eloi Iglesias, Gigi Furtado e Alba Maria realizaram um show no palco do teatro, cantado vários sucessos. Para Joelma Klaúdia, a música é uma forma de agregar as pessoas. “A linguagem da comunidade LGBTI do estado do Pará tem tudo ver com a linguagem musical, de libertação, em prol de causas sociais e de unidade. A música é muito agregadora e quando se reúne por uma causa fica muito mais bonita”, comenta.

Serviço:

Com o tema “Resistir para Existir: Contra a LGBTIfobia. Parem de nos Matar!”, a 17ª Parada LGBTI de Belém será realizada no próximo domingo, 21 de outubro, com concentração em frente ao prédio da Companhia Docas do Pará (CDP), às 12h.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar