“A nossa realidade aqui sempre foi de muitos buracos, enchentes e lixo. Um cenário de 16 anos de muito abandono. Mas, agora, os serviços começaram a chegar aqui com essas obras de recuperação de vias e isso vai fazer a gente passar um final de ano mais tranquilo”. O depoimento é do agente de portaria Tiago Miranda, morador do conjunto Sideral, no bairro da Cabanagem, que também é conselheiro do bairro no programa municipal de participação popular Tá Selado.
O Conjunto Sideral é uma das localidades de Belém que está sendo beneficiada com as obras de recuperação de vias, do programa municipal Belém Bem Cuidada, esta semana. Além do conjunto residencial, os agentes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), pasta responsável pelas obras, estão trabalhando também na recuperação asfáltica ao redor dos estádios do Mangueirão e Mangueirinho.
As ações iniciaram nesta segunda-feira, 29, e devem seguir até esta quarta-feira, 1 de dezembro. No Sideral, os serviços de recuperação de vias estão concentrados na passagem Santo Antônio e nas ruas São Pedo e Bom Jesus. A doméstica Eliane Azevedo, moradora há 22 anos da passagem São Pedro, conta que depois de todo esse tempo morando na área é a segunda vez que presencia uma equipe da Sesan trabalhando.
“Essa obra vai melhorar muito a nossa vida aqui, principalmente das crianças que antes tinham que ir para a escola com os pés dentro d'água. A gente só tem a agradecer a prefeitura por olhar para nossa comunidade”, disse a moradora.
As obras do programa Belém Bem Cuidada buscam levar mais saneamento básico, iluminação pública, paisagismo e qualidade de vida para os diversos bairros e distritos da cidade. As secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb) e Meio Ambiente (Semma) encabeçam as ações desse programa de governo.
Texto: Fabricio Lopes