Sistema de captação de água da chuva será usado para abastecer ilhas de Belém

Encerrou na tarde desta sexta-feira, 27, a programação da 2ª Mostra de Ciência e Cultura, promovida pela Fundação Escola Bosque (Funbosque), no distrito de Outeiro. O evento contou com a apresentação do projeto de Sistema de Abastecimento de Água de Chuva (SAAC), ministrada pela engenheira Elenilce Monteiro, da Agência Reguladora de Água e Esgoto de Belém (AMAE).O projeto de captação de água de chuva, é uma alternativa eficaz para disponibilizar água “de boa qualidade” em diversas regiões, além de controlar a vazão nos escoamentos superficiais das cidades. Por meio deste projeto, a AMAE dará início à implantação do sistema em casas da região das ilhas, de Belém.

De acordo com o diretor-presidente da AMAE Belém, Antônio de Noronha Tavares, o SAAC faz parte do programa Cuida Belém – Ilhas, que busca alternativas para o desenvolvimento de uma Belém mais sustentável.“Este modelo de sistema de captação de águas da chuva terá início ainda este mês, sendo implementado, inicialmente, nas residências da ilha do Aurá, que foi afetada diretamente com problemas ambientais, em decorrência do antigo lixão do Aurá”, destacou Noronha.

O sistema foi criado com o objetivo de garantir a saúde das pessoas que residem na região das ilhas, possibilitando que as famílias tenham acesso à água potável, adequada para o consumo,preparo de alimentos e higiene pessoal. Ao todo serão instalados 200 sistemas de captação, nas em residências das ilhas de Paquetá;Longa; Jutuba II; Murutucu; ilha Grande e Combu,além do Aurá.

Sistema – O sistema de abastecimento será unifamiliar, por residência, e utilizará a água da chuva, que será captada através dos telhados e calhas pluviais, instalados nas casas.A água destinada a esta etapa do tratamento, abastece, através de uma torneira, diretamente o filtro caseiro, responsável pela remoção de sólidos e do material biológico contido na água. Esse filtro contém velas revestidas internamente com filme de prata coloidal, para garantir a função esterilizante que vai reduzir e /ou eliminando a presença de bactérias.

A água será tratada pelo próprio usuário, independentemente de seu uso será acrescentado o hipoclorito de sódio a 2,5%. A desinfecção ocorrerá pela adição do hipoclorito de sódio na água,que será responsável pela remoção de micro-organismos que porventura não foram eliminados na filtragem.

Para a engenheira Elenilce Monteiro, a implementação do SAAC é uma ação de saneamento e cidadania de extrema importância. “Ele vai disponibilizar para a população rural do município de Belém (ilhas) qualidade de vida e também, promoverá saúde para a população com a diminuição da incidência de doenças de veiculação hídrica”.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar