Solenidade encerra a programação do aniversário de Belém

Após intensa comemoração com inaugurações, assinaturas e lançamento, a programação de celebração dos 405 anos de Belém encerrou na noite desta terça-feira (12), com a entrega da Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco a pessoas que prestaram serviços relevantes ao município no âmbito da educação, cultura e serviço social.

A solenidade, realizada no Solar da Beira, contou com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues, o vice Edilson Moura, secretários municipais e homenageados. Este ano, mais de dez personalidades foram contempladas com a honraria criada pelo então prefeito de Belém, Ajax Carvalho D’Oliveira, em 1978.

"Foi necessário escolher alguns homenageados, entre tantos belenenses que contribuem e contribuíram com a nossa história nos mais diversos aspectos“, explicou Edmilson Rodrigues. O prefeito ressaltou também, que durante todo o dia de comemorações pelo aniverário da cidade, foi assinado o convênio do Programa Bora Belém, que vai beneficiar famílias em vulnerabilidade social, com renda mínima de até R$ 450; assinado convênio com o Governo do Estado, que vai beneficiar os feirantes do Ver-o-Peso e também foi entregue com o Governo, as obras da segunda etapa do canal do Tucunduba, cuja primeira etapa foi realizada na gestão anterior de Edmilson Rodrigues.

Solenidade- Os agraciados da noite ficaram sentados e receberam, um a um, do prefeito Edmilson Rodrigues e do vice Edilson Moura, a honraria. Clotilde Melo de Sousa, a dona Coló, erveira antiga da feira do Ver-o-Peso, não conteve as lágrimas ao receber a medalha. Conhecida por levar o nome da cidade a diversos lugares do mundo, Dona Coló destacou a importância do reconhecimento.

Estou muito emocionada. Receber esta medalha é um reconhecimento do meu trabalho e do amor que tenho pela minha cidade", definiu a homenageada, que parabenizou a cidade por mais um aniversário. " Desejo o melhor para Belém, que ela tenha mais amor e melhore cada vez mais", finalizou.

Durante a cerimônia, a cantora Joelma Kláudia, escolhida para falar em nome dos homenageados, lembrou da sua chegada a Belém. "Como mulher, cantora e apaixonada por essa cidade, eu me sinto honrada com esta comenda", contou.

O momento de maior emoção foi quando a filha da cantora Cleide Moares, Brenda Moares, recebeu a medalha em nome da mãe, falecida em julho de 2020. "É um reconhecimento merecido para a minha mãe. Tenho certeza que se estivesse viva, estaria aqui celebrando este momento", afirmou emocionada.

Lista- Relação das personalidades agraciadas com a medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco: Maria Cleide Sousa Morais (In memoriamIn memoriam

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar