Supera Belém marca Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

"Estamos plantando sementes de inclusão". Foi assim que o comerciário Raimundo Madeirovisky resumiu a participação dele na primeira edição do Supera Belém, realizada no ano passado em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Raimundo é skatista, uma das categorias convidadas a fazer parte dessa festa sem barreiras.

No próximo domingo, 21, a prefeitura de Belém,através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer realiza a segunda edição do Supera Belém,a partir das 16h, no Portal da Amazônia, reunindo atletas e não atletas, pessoas com deficiência e as ditas normais,crianças, jovens e adultos em um Festival de Corridas, com percurso de 1 km para cada categoria. O Festival de Corridas será uma oportunidade de integração e superação para cada um dos participantes, divididos em equipes de 10 integrantes cada uma.

Anna Carolina, 10 anos de idade, que tem sequelas de paralisia cerebral, cumpriu o percurso junto com a mãe, que empurrou a cadeira de rodas e foi uma das participantes mais festejadas do primeiro Supera. Alessandra Rossy, professora de artes, ficou emocionada com o carinho que filha recebeu. “Ainda tem muito preconceito e eventos como esse ajudam a quebrar esses preconceitos, que são as maiores barreiras a serem superadas”, explicou.

O Supera Belém usa o esporte como ferramenta de inclusão e integração, proposta que está presente no projeto "Esporte sem Barreiras",desenvolvido pela Sejel nas modalidades de basquete e handebol em cadeira de rodas, voleibol sentado, futsal para deficientes auditivos e visuais, além de dança em cadeira de rodas.No Supera Belém esse leque é ampliado para outras categorias proporcionando a oportunidade real de integrar quem pratica e acredita que o esporte pode mudar vidas.

O Festival de Corridas, que começa às 17h, terá a participação de equipes que reúne a terceira idade ( masculino e feminino); deficientes visuais; deficientes auditivos; deficientes locomotores; cadeirantes; patinadores( 12 a 17 anos) e skatistas ( 18 a 35 anos).Cada categoria disputa a prova com percurso de um quilometro, ao final a equipe que tiver vencido mais provas será a campeã do Festival de Corridas.

“É um evento diferenciado, que nunca foi feito pelo poder público no Pará. Nem uma prefeitura e nem mesmo o governo do Estado fez uma programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, então nós fizemos esse projeto em que alcançamos o esporte, a cultura e a cidadania”, explicou o secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Thalles Belo. Ainda de acordo com o titular da Sejel, “projetos como esse mostram o compromisso do governo municipal com os portadores de necessidades especiais, porque quando um município puxa para si essa responsabilidade ele está dizendo que tem que ter políticas públicas e programas de inclusão”.

Além do Festival de Corridas, o Supera Belém terá jogos de basquete e handebol em cadeira de rodas, futsal de cegos e surdos e voleibol sentado, nas quadras do Portal da Amazônia, onde também haverá programação voltada para crianças com o projeto Brinca Belém.E para fechar a noite, apresentações culturais e show com a Banda Cegos e Nó Cegos, formada por deficientes visuais.

Programação Supera Belém

17h – Circuito Vida

18h – Esportes adaptados ( quadras)

Quadra 1 –Basquete e Handebol em cadeira de Rodas

Quadra 2 – Futsal para deficientes auditivos e visuais

Quadra 3 – Voleibol sentado

Quadra – Brinca Belém

18h – Programação Cultural ( palco)

Escola Municipal de Dança

Coreografia 3ª idade – Guarás 4

Coreografia de Cadeirantes – Duo Ana e Jarlei

Grupo Cego e Nós Cegos – Escola Álvares de Azevedo

Coreografia Aquarius – Escola Iolanda Martins

Grupo Passos pra Luz (Baixa visão)

Apresentação de Esgrima – Elielson e Orian

Coreografia Focus Cia e Dança – Quero amanhecer amando/Bolero

Texto: Fabiana Cabral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar