Sustentabilidade é tema de seminário em Belém

A gestão municipal de Belém vem trabalhando para unir tecnologia e sustentabilidade no desenvolvimento da cidade. Para isso, no início desta semana, dia 22, a capital paraense passou a integrar o programa “Cidades Inteligentes e Humanas” da União Européia, que busca desenvolver boas práticas para solucionar problemas urbanos em diversas áreas, como mobilidade, educação, saúde e segurança.

Neste contexto, na última quinta-feira, 25, a Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Informática de Belém (Cinbesa), deu apoio à realização do seminário "Cidades Inteligentes – Soluções Autodesk para o futuro dos projetos nas grandes metrópoles", realizado no auditório da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).

O evento reuniu engenheiros, arquitetos, e abordou a elaboração de projetos prediais e urbanísticos com a plataforma autodesk. De acordo com o gerente regional da empresa Autodesk Brazil, Narcelio Monte, a nova plataforma desenvolvida já leva em conta a otimização do recurso público, sustentabilidade e redução de custos.

“Ficamos felizes por chegar a Belém sabendo que esta é uma cidade que está inserida nesse contexto de cidade inteligente, por meio do plano de cooperação com a comunidade européia. Diante disso, nosso objetivo é levar uma melhor qualidade de vida para a população, por meio dessas ferramentas”, explicou Narcelio.

O presidente da Cinbesa, José Regis Junior, explica que desde o momento em que Belém foi anunciada como cidade integrante do programa “Cidades Inteligentes e Humanas”, uma equipe de trabalho – responsável pelos projetos futuros – vem definindo ações e coletando dados na área de educação e mobilidade, para serem postas em prática em curto prazo. “Nossa equipes já estão buscando cada vez mais soluções tecnológicas para realizar essas melhorias na cidade e o seminário veio para somar, neste período tão importante para o desenvolvimento de Belém”, ressaltou.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar