Em assembleia geral do Fórum Permanente de Participação Cidadã – Tá Selado, realizada no auditório do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), foram eleitos, nesta terça-feira, 5 de abril, os 10 conselheiros e cinco suplentes para a Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) do bairro da Condor.
A Cofis da Condor será composta, ainda, por sete moradores e três suplentes (escolhidos entre os futuros moradores do conjunto habitacional) que serão eleitos nesta quinta-feira, dia 7 de abril, em votação direta, que também vai ocorrer no Promaben, às 19h.
Eleitos terão mandato de dois anos – A Cofis da Condor será responsável pela fiscalização das obras do Conjunto Habitacional e Comercial, que a Prefeitura está construindo, por meio do Promaben, na Travessa Quintino Bocaiúva, para abrigar famílias remanejadas de áreas de obras.
Os conselheiros eleitos para a Cofis estão entusiasmados. “A ideia é contribuir com dedicação, fiscalização e ajudar, além de representar a população do nosso bairro, da nossa cidade e, quem sabe, até servir de exemplo pra outras prefeituras do nosso estado”, disse o conselheiro eleito Cleiton Luiz Ferrão.
Expectativa – O conselheiro Mário Vinicius Pimentel, conhecido como "branco da condor", diz que “a expectativa é que tudo que está em acordo, dentro do projeto previsto para a Bacia da Estrada Nova, seja feito agora. Outros governos anteriores não conseguiram terminar essa obra, mas eu acredito que o governo do prefeito Edmilson Rodrigues concluirá. Se Deus quiser essa obra agora vai sair e nós vamos fiscalizar”.
A eleição das Cofis dos bairros Jurunas, Condor e Cremação, nos quais a prefeitura está realizando obras de saneamento, infraestrutura urbana e habitacional e comercial, por meio do Promaben, está sendo coordenada pelo Tá Selado, junto com o Promaben.
No dia 8 de abril serão escolhidos os conselheiros que vão compor a Cofis do Jurunas e, no dia 14, os moradores. A Cofis da Cremação será eleita no dia 12 de abril.
Preparados para fiscalizar – “A primeira Cofis eleita no governo da nossa gente é a daqui da Condor, numa votação tranquila. Os conselheiros estão preparados para fiscalizar as obras que a Prefeitura de Belém está fazendo, por meio do Promaben. As administrações passam, as comunidades e as obras ficam. Então, agora o povo vai fiscalizar o que é seu”, afirma o coordenador do Tá Selado e assessor de Relações Comunitárias do Promaben, Benedito Costa.
Para Marquinho Silva, também coordenador do Tá Selado, as Cofis consolidam a participação popular na administração municipal. “Cada obra, cada ação da prefeitura terá uma Cofis para o povo acompanhar e fiscalizar”, afirma. Segundo ele, a eleição das Cofis demonstra uma mudança de direção e de encaminhamento no Promaben, que, até bem pouco tempo, não contemplava a participação da população. “Hoje, o Promaben abriu as portas para a comunidade com a eleição das Cofis. É uma grande mudança, que mostra a cara do governo democrático e com controle social”, complementa Marquinho Silva.
Capacitação – No dia 19 de abril, os membros das Cofis vão participar de uma capacitação. Está prevista, ainda, para o dia 25 de abril, uma visita dos conselheiros às obras do Conjunto Habitacional e Comercial, no bairro da Condor, e do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, no bairro do Jurunas. Na ocasião, serão entregues as carteiras de membros das Cofis, assinadas pelo prefeito Edmilson Rodrigues.
Texto: Raimundo Sena