Tá Selado intensifica discussões com as plenárias setoriais

Na tarde e noite desta segunda-feira, 20, os conselheiros do Fórum Permanente de Participação Cidadã, Tá Selado, seguem com as realizações das plenárias setoriais focadas nas áreas de Transporte, Mobilidade e Acessibilidade, no auditório da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep); Adolescentes também na Segep; e Saneamento, Meio Ambiente e Bacia do Una, na Aldeia Cabana, na Pedreira.

Promaben – Já na sexta-feira, 17, as discussões do Tá Selado ocorreram na Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (UCP/Promaben), no bairro da Condor. As propostas apresentadas pelos moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação concentraram a saúde, educação e saneamento.

A conselheira do bairro da Condor, Cinéia Santos, mais conhecida como Néia, acredita no poder da escolha popular. “Isso aqui é maravilhoso, porque a gente mora no bairro, conhece nosso bairro e sabe onde e como funciona cada coisa. A gente tem essa visão de tudo”, disse entusiasmada com a sua contribuição.

Todas as sugestões dos moradores da capital paraense deverão orientar a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) enumerar as prioridades para o orçamento de 2022.

Rui Cardoso Júnior, do bairro do Jurunas, também é conselheiro e aposta na força das decisões populares. “O que me chama a atenção para esse processo participativo da prefeitura, desse projeto de inclusão da sociedade, é justamente essa necessidade que a gente tem de ficar mais junto do poder público e tentar conseguir levar a voz da comunidade ao Executivo”.

Saneamento – A noite foi de muita conversa entre os representantes da PMB e os conselheiros. Situações como a da Praça Dalcídio Jurandir, da creche em funcionamento precário e do posto de saúde do Jurunas foram levantadas pelos conselheiros presentes. Mas, o fim das obras de saneamento do Promaben foi levantada por unanimidade.

A coordenadora adjunta do Programa, Victória Veras, apontou que a presença dos conselheiros é importante, porque aproxima os gestores das necessidades da população.

“Este momento é o de escuta. Nos primeiros encontros demonstramos quais as obras e a importância delas para a área de moradia e, agora que os moradores apontaram que a conclusão das obras do Promaben é prioridade, vamos reavaliar o valor para que possa ser acrescentado ao PPA”.

Ela disse ainda que posterior a essa fase, serão realizadas as reuniões distritais com conselheiras(os) de todos os bairros em cada região distrital. Nestas reuniões, serão aprovadas as propostas de cada distrito para serem incluídas no orçamento 2022.

A etapa final do Tá Selado será o Congresso da Cidade, no dia 06 de outubro, quando o Conselho da Cidade vai reunir para aprovar a proposta final de Orçamento do Município de Belém para 2022, que será encaminhado aos vereadores da Câmara Municipal de Belém para avaliação.

O assessor do Prefeito Edmilson Rodrigues, Benedito Costa, comemorou o sucesso do encontro no Promaben. “A plenária que ocorreu aqui no Promaben com foi excelente, com muita qualidade nas intervenções. Tenho certeza que Belém está em boas mãos, é o povo retomando as rédeas de seu destino político e social”.

Texto: Márcia Lima

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar