Para melhor atender a população com serviços informatizados, acesso seguro aos sistemas e conexão mais rápida de internet, a Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Informática (Cinbesa), está instalando o sistema de rede de fibra óptica em todas as secretarias e demais órgãos municipais. O processo de instalação começou em julho de 2014 e prevê uma malha de 350 km de rede na área metropolitana, resultado de uma parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa).
Com a rede de fibra óptica, a prefeitura passa a usufruir de uma rede de comunicação segura, de forma independente, onde os órgãos municipais passam a ter diversos benefícios como, por exemplo, acesso mais rápido e compartilhamento de sistemas como IPTU, ISS, consulta de dados, digitalização de documentos existentes para futura recuperação e acesso a câmeras de vigilância pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal de Belém (GMB).
“A fibra óptica é o meio mais seguro, rápido e ativo de transporte de informações entre um ponto e vários pontos, entre um estado e outro e entre um país e outro. Como a prefeitura não possuía nenhuma rede de comunicação interna de uso próprio, decidimos instalar, para proporcionar um trabalho mais dinâmico”, explica o presidente da Cinbesa, José Regis Júnior.
A rede está alinhada ao programa Navega Pará, que propõe a inclusão social e digital, por meio do uso da tecnologia, serviços eletrônicos e acesso à internet pública por meio de Wi-Fi rápido e com qualidade.
“Também é a fibra óptica que permitirá a instalação do novo sistema de saúde do Município possibilitando integrar todas as Upas e os PSM's da14 e do Guamá numa única base de dados oferecendo melhores serviços ao público”, disse Regis.
Entre secretarias e órgãos da prefeitura, já foram instaladas 21 conexões em fibra óptica. A expectativa é que até o final deste semestre todos estejam interligados por essa tecnologia.
Eficiência
A Guarda Municipal de Belém é um dos órgãos beneficiados. A GMB conta com o serviço de videomonitoramento com 16 câmeras, nos bairros do Guamá e Terra Firme, destas, oito são por conexão de fibra óptica, o que melhora a qualidade do serviço.
“As imagens que são geradas pela fibra são excelentes, pois o sinal não cai,diferente das outras conexões. O objetivo é que, em pouco tempo, todas as câmeras sejam conectadas pela fibra óptica para beneficiar mais ainda a agilidade das operações e ocorrências visualizadas pelas câmeras instaladas na cidade”, explicou Cristina Trindade, inspetora da Divisão de Operação da GMB. “Estamos com projeto, junto a Cinbesa, para instalar as câmeras nas praças de Belém, todas pelo anel de fibra óptica”, completou Cristina, sobre garantir um melhor atendimento em questões de segurança.
O atendimento por parte das secretarias ficava um tanto comprometido nessa época de inverno amazônico, mas a instalação do novo sistema de internet permitiu que essa dificuldade fosse superada, como afirmou Luanda Freire, diretora geral da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
“As constantes chuvas acabavam ‘derrubando’ constantemente a antiga conexão, que era à rádio. Mas esse novo sistema de fibra ótica deixou tudo mais estável. Essa melhoria nos permitiu, inclusive, instalar o ‘Gdoc’, que é o novo sistema de protocolo online, criado para agilizar o atendimento ao público”, informou Luanda.
Texto: Priscylla Gester
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								