Tenoné comemora um ano de funcionamento de unidade de saúde

Morador há 13 anos do bairro do Tenoné, Madson Valente, 39 anos, sempre sonhou em ter uma unidade de saúde próxima à sua casa. Sonho que foi realizado em 10 de junho de 2016, quando foi inaugurada a Unidade Saúde da Família do Tenoné (USF Tenoné) , construída e entregue pela gestão do prefeito Zenaldo Coutinho. “Ter a unidade perto de casa faz muita diferença, ainda mais quando se é bem atendido”, contou, enquanto aguardava agendamento de odontologia.

Madson e a família fazem todo o acompanhamento de saúde na unidade, desde vacinas, exames, curativos até consultas de enfermagem, odontológicas e médicas. “Hoje cuidamos mais da saúde e a unidade perto tem contribuído para isso”, disse. Antes, ele tinha que ir aos bairros vizinhos para ter atendimento.

A USF do Tenoné possui três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), em fase de composição, que atendem uma área de 12 mil pessoas e tem como missão oferecer à população o acesso e a garantia à atenção primária, com foco na prevenção de doenças.

“A atenção básica aqui funciona. Nós nos empenhamos todos os dias para fazer a diferença e, mesmo com o fluxo muito grande de pessoas, trabalhamos para dar qualidade e resolutividade nos atendimentos”, destacou Luciana Avelar, gerente da unidade, que está há três meses no cargo, mas já possui vínculo com a comunidade. “Aqui nos conhecemos pelo nome. Se precisamos saber de alguma coisa, falamos com os agentes comunitários de saúde e eles localizam o usuário quase que de imediato”, completou.

A USF já possui o prontuário eletrônico, que facilita os agendamentos e cria um histórico para os usuários, e todos os programas da atenção básica implantados, como planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério, exame de prevenção ao câncer de colo de útero, imunização, teste do pezinho, vigilância alimentar e nutricional para crianças, controle de hipertensão e diabetes, atenção ao idoso, controle de tuberculose e hanseníase e atendimento em saúde mental e doenças sexualmente transmissíveis/HIV Aids, além de realizar visitas domiciliares, exames laboratoriais, curativos, dispensação de medicamentos e verificação de pressão arterial e glicemia.

Dedicação – Trabalhando na USF Tenoné desde a inauguração no cargo de assistente administrativo, Andréa Sobral relembra todo o engajamento da comunidade para que a unidade virasse uma realidade. “Sou moradora do Tenoné e acompanhei desde a escolha do terreno, toda a construção e hoje trabalho aqui. Estou vendo por dentro como o serviço funciona, as dificuldades, os avanços e podendo ajudar a comunidade”, destacou.

Andréa é estudante do curso de Serviço Social e procura levar para a unidade o que aprende na universidade. “Hoje estamos focando no planejamento familiar, com orientações para as famílias, muita conversa”, relatou, lembrando que, atualmente, a USF tem 180 grávidas fazendo pré-natal.

Sentada na entrada da sala de vacina, a dona de casa Evelin Teixeira contou que, mesmo morando no bairro há 15 anos, poucas vezes procurou os serviços de saúde. Na USF Tenoné, era a segunda ida. “Nas duas vezes em que precisei de atendimento fui atendida rapidamente com consulta e exame e achei muito bom. Hoje vim só trazer meu filho para vacinar. Essa unidade facilitou muito para a gente”, contou.

Marco – Para o secretário municipal de saúde, Sérgio Figueiredo, a entrega da USF Tenoné foi um marco para a saúde municipal, que ganhou mais um espaço para atender com dignidade e qualidade a população. “Atendemos a um anseio dos moradores do bairro, dentro do que consideramos a nossa estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. Queremos cuidar para que as pessoas não adoeçam, investindo na prevenção e na orientação”, frisou.

A USF do Tenoné funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com atendimento para as famílias da área em torno da unidade.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar