Torneio de Atletismo revela histórias de vida nos 400 anos de Belém

Muito mais que estimular a prática de atividades esportivas, o Torneio de Atletismo Belém 400 anos, realizado neste sábado, 9, reúne histórias de amor e superação através do esporte. A ação é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com a Federação Paraense de Atletismo.

O torneio teve início às 8h, no ginásio de esportes do Campus III (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e segue até às 17h, reunindo cerca de 500 atletas nas provas de 50m, 60m, 75m, 100m, 400m, 800, 1.500m, 5.000m e revezamento 4×400 metros (um atleta de cada categoria – escolar, adulto, máster e idoso), além da disputa 4x400m na categoria especial (visual, intelectual, auditivo, cadeirante) e salto em distância e arremesso do peso.

Bruno Lins Silva disputou na categoria de atletismo 100m. Ele tem paralisia cerebral e mesmo com a dificuldade motora, Bruno é exemplo de superação. Formado em educação física, ele participa do grupo de atletas da Sejel e vem disputando as competições no intuito de se aperfeiçoar cada vez mais naquilo que ama fazer.

“Desde que era criança, minha mãe me colocou para fazer esportes, para desenvolver melhor minha coordenação motora. Hoje o esporte é minha realização. Este torneio nos ajuda a incentivar outras pessoas a acreditar no poder que o esporte tem, de tirá-los da marginalidade e das doenças que te prendem em casa”, diz o atleta.

O evento reuniu diversas gerações de competidores, com idades entre 5 a 99 anos, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e de lazer, para a promoção da qualidade de vida, cidadania e autoestima. “Hoje estamos realizando a competição dentro dos festejos em homenagem ao aniversário de 400 anos de Belém, mas, acima de tudo, nossa intenção é reunir famílias e o público em geral para prestigiar o atletismo e resgatar as competições na cidade por meio desses torneios”, afirma o gestor da Sejel, Deivison Alves.

A jovem de 16 anos Déborah Valente é uma das atletas do programa de esportes da Sejel. Após competir os 100m, ela levou para casa mais uma medalha de campeã. “Estou focada nas competições, pois meu sonho é disputar as Olimpíadas de 2020. Essas competições já vão me ajudando a conquistar meu sonho”, conta Déborah.

O Torneio de Atletismo homenageou dois grandes atletas paraenses que mais se destacaram na modalidade Olímpica e Paralímpica nestes 400 anos de Belém: Suzete Montalvão Fraiha e Alan Fonteles de Oliveira, que foi representado por sua mãe, Cláudia Fonteles.

“Parabenizo essa iniciativa da prefeitura em realizar um evento tão importante quanto este, incentivando crianças neste momento em que elas começam a despertar o interesse pelo esporte e atletismo. Aqui podemos revelar grandes atletas no futuro. E esta homenagem que recebi hoje vem somar neste momento, em que estou encerrando um ciclo no esporte, e torço para que tenha continuidade este esporte no estado”, agradeceu Suzete.

Ao final de cada prova foram premiados os três primeiros colocados com as medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar