Dois mil estudantes participaram, na noite desta quarta-feira, 27, do II Torneio de Futsal do Projovem Urbano, promovido pela Prefeitura de Belém no Ginásio Altino Pimenta. As arquibancadas ficaram lotadas de alunos, pais e da comunidade, todos organizados em torcidas.
A festa foi grande. Um animador interpretou um repórter, que entrevistou as equipes classificadas e eliminadas. O artista ainda cantou e agitou as torcidas durante os jogos.
Este ano o torneio teve como tema “Futebol como mecanismo de inclusão social e de transformação de vidas da juventude brasileira” e reuniu equipes femininas e masculinas de futsal disputando no sistema de mata-mata, em que a equipe perdedora é eliminada.
A secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame, lembrou que a prática do esporte contribui para o desenvolvimento positivo dos alunos. “É muito gratificante ver a alegria desses jovens e poder proporcionar essa união entre a educação e o esporte, que muito vem a contribuir na evolução dos estudantes quando falamos em desempenho escolar. A Prefeitura fica muito feliz em realizar eventos em prol dos alunos que, muitas vezes, não têm oportunidade de brincar e competir”, afirmou.
O torneio cumpre ainda o objetivo de garantir a interação entre os alunos e os professores do ProJovem Urbano, a partir de uma abordagem interdisciplinar que possibilite aos jovens o autoconhecimento de suas habilidades pessoais e profissionais para desenvolver conhecimentos e competências curriculares, com vista ao protagonismo social e ao exercício pleno da cidadania.
Nesta primeira etapa, o campeonato teve oito rodadas de dez minutos cada. Os alunos da Escola Municipal Stellina Valmont conseguiram alcançar a classificação para a segunda etapa. O estudante Bruno Silva de Oliveira era só alegria e ansiedade: “Meu time estreou com uma vitória de 3 a 0 sobre a equipe adversária, e isso foi muito importante para mim e todos os amigos da equipe. Mais importante ainda é o espírito competitivo saudável, que estamos aprendendo a cada dia na escola e colocando em prática aqui no torneio. Aqui também estou tendo a oportunidade de conhecer outros alunos que fazem o Projovem e juntos temos trocado experiências. Estou me sentindo muito feliz”.
Para o professor Junior Duarte, que leciona língua portuguesa e é treinador dos times masculino e feminino da Escola Municipal Cordolina Fontelles, o evento foi divertido e muito tem a colaborar na vida dos alunos. “Os alunos estão muito satisfeitos com tudo o que vivenciaram no evento. O campeonato garante conquistas muito importantes, como a integração proporcionada entre os bairros e a oportunidade de esses alunos de participar de esportes, o que é fundamental para o crescimento do cidadão. E com certeza isso influenciará no desempenho dos estudos. É essa motivação dos alunos que se reflete na sala de aula”, disse.
O II Torneio de Futsal segue até a próxima sexta-feira, 29, quando as três escolas vencedoras receberão troféus, medalhas e outros prêmios.
O Projovem Urbano é um projeto que objetiva elevar a escolaridade de jovens com idades entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								