Trabalho integrado leva serviços de limpeza ao bairro do Benguí

Desde o início desta semana, moradores do bairro Bengui têm acompanhado de perto as ações integradas que a Prefeitura de Belém vem realizando por meio das secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma) e Urbanismo (Seurb). O mutirão envolve limpeza, desobstrução de valas e paisagismo de uma das principais vias do bairro, a Rua Yamada.

Morador do Benguí há mais de 30 anos, o aposentado Anacleto Nascimento, de 60 anos, faz questão de acompanhar todo o processo de limpeza que está sendo feito próximo à sua casa. “Aqui é um local que sempre é afetado após as chuvas, todo o lixo que as pessoas – infelizmente – jogam na área mais alta da rua, desce com a água. Eu me sinto na obrigação de estar acompanhando o trabalho dessa equipe, porque sei que não é uma missão fácil, mas está sendo feita, além do que, isso vai eliminar a proliferação do mosquito (Aedes Aegypti)”, disse o aposentado.

O mutirão inclui serviços de capinação, roçagem, desobstrução de valas, retirada de entulho e tapa-buraco. Além disso, a Semma realizou o plantio de novas palmeiras na área próxima ao Centro de Convivência Zoé Gueiros.

Mais de 10 toneladas de entulho devem ser retiradas durante essa operação, que segue até este sábado, 30. De acordo com o coordenador operacional da Sesan, Albério Marques, cerca de 20 colaboradores estão envolvidos neste trabalho, que tem como principal objetivo eliminar pontos críticos daquela área. “A equipe está empenhada em proporcionar a melhoria para essas famílias que vivem ou trabalham na área”, afirmou.

Para o mecânico Carlos Tavares, de 47 anos, o mutirão da prefeitura chega em boa hora. “Essa rua se tornou uma das alternativas para os motoristas que precisam trafegar entre Belém e Icoaraci, e para isso ocorrer de forma mais tranquila, é fundamental que a via esteja em bom estado. A gente vê que a prefeitura vem fazendo constantes ações de limpeza no bairro, mas é preciso que a população se conscientize e não jogue lixo nas ruas, para manter a rua limpa”, declarou Carlos.

Iluminação – Na próxima semana, equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) farão a troca de 23 luminárias no bairro, como forma de contribuir para a redução da violência e também da criminalidade entre outros aspectos.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar